quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cadê a Vila Olímpica na Cidade Tiradentes?



Projeto prevê centro olímpico de 400 mil m² na Zona Leste
Secretaria de Esportes diz que licitação para obras só deve sair no fim do ano.
Complexo deve ser construído na Avenida dos Metalúrgicos, em Cidade Tiradentes.

A Zona Leste de São Paulo vai ganhar um grande complexo esportivo. Segundo o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, a licitação para as obras deve sair só no fim do ano e caberá ao novo prefeito, eleito em outubro deste ano, tocar a construção do chamado Centro Olímpico Leste. Nesta quarta-feira (6), o prefeito Gilberto Kassab, candidato à reeleição pelo DEM, esteve no local para fiscalizar o espaço.

A Prefeitura pretende construir o complexo em um terreno de 400 mil m², que deve ter capacidade para 60 mil jovens esportistas. Localizado na Avenida dos Metalúrgicos, em Cidade Tiradentes, o Centro Olímpico Leste terá uma pista de atletismo e cooper, oito quadras poliesportivas, duas pistas de skate, dois campos de futebol, três campos de futebol society, quatro quadras de peteca, ciclovia, salas de musculação e ginástica, telecentro, playground e uma piscina olímpica.


"Sem dúvida, a obra fica para o próximo prefeito", afirmou Feldman. Questionado se tem esperança de que o projeto saia do papel, o secretário respondeu: "com tudo disparado, projeto orçado, licitado, o prefeito que alterar isso vai estar cometendo um retrocesso. A população não vai aceitar", disse. Feldman informou que a verba será de R$ 34 milhões e a obra deve levar dois anos para ser concluída.

Fases

Feldman, que acompanhou Kassab na Zona Leste, explicou que agora o processo entra em duas fases: a licitação do projeto executivo e a licitação para as obras em si. Segundo ele, o terreno foi cedido por decreto pela Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab).

De acordo com a prefeitura, o financiamento do projeto será possível graças à nova lei de incentivo fiscal do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), que concede desconto no Imposto de Renda a pessoas físicas e jurídicas que doam recursos ao Fundo, desde que direcionados para projetos sociais e esportivos.

A cidade de São Paulo tem um centro nos mesmos moldes que funciona há cerca de 30 anos em Moema, na Zona Sul de São Paulo. O complexo tem quadras e até centro de fisiologia para a realização de exames. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, ele serve também como centro de treinamento para delegações brasileiras, como a de basquete feminino, que ficou ali antes de embarcar para as Olimpíadas de Pequim.

fonte: G1 (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaul...ONA+LESTE.html )

Prefeitura de São Paulo apresenta projeto da Vila Olímpica Leste, em Cidade Tiradentes
Fonte: Prefeitura de São Paulo - Assessoria de Imprensa



Revelar novos talentos do esporte brasileiro e oferecer condições apropriadas para o treinamento diferenciado de alto nível aos atletas. Com esta finalidade foi anunciada nesta quarta-feira (6) a construção da Vila Olímpica Leste, que será erguida pela Prefeitura de São Paulo na região de Cidade Tiradentes, Zona Leste da cidade. A construção do Centro Olímpico vem atender uma demanda histórica no Brasil, no que se refere à preparação de atletas, para que tenham cada vez mais capacidade competitiva e tragam ao país medalhas relativas ao esporte de alto rendimento, que compreende 28 modalidades olímpicas.

Diferentemente dos clubes municipais tradicionais, que estão focados no oferecimento de atividades esportivo-educacionais e recreativas, a Vila Olímpica Leste será um centro de formação de atletas. O treinamento será diferenciado, voltado ao esporte competitivo, dando oportunidade para os alunos de clubes municipais que mais se destacarem.

O projeto prevê a construção de uma pista de atletismo e cooper, oito quadras poliesportivas, duas pistas de skate, dois campos de futebol, três campos de futebol society, quatro quadras de peteca, ciclovia, salas de musculação e ginástica, Telecentro, playground e uma piscina olímpica. Mais de 100 profissionais serão contratados para trabalhar na Vila Olímpica Leste.

O financiamento do projeto será possível graças à nova lei de incentivo fiscal do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), que concede desconto no imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas que doam recursos ao Fundo, desde que direcionados para projetos sociais e esportivos.

O equipamento esportivo será erguido em uma área de 376 mil metros quadrados e terá capacidade para atender 65 mil crianças e jovens. A Prefeitura desapropriará o terreno, que pertence à Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), para construir a Vila Olímpica Leste, e vai cedê-lo à Secretaria Municipal de Esportes. O Decreto nº 49.871, que trata da desapropriação, foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da Cidade.

A obra levará cerca de dois anos para ser construída e terá um custo de R$ 34 milhões. Parte desse total será financiada pelo Fumcad. O restante virá do orçamento de 2009.

A intenção do Executivo municipal é construir mais duas Vilas Olímpicas em São Paulo (uma na Zona Sul e outra na Zona Norte), contribuindo para a revelação de novos atletas capazes de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, que poderão ocorrer no país. A candidatura do Brasil já foi apresentada em setembro de 2007 ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que escolheu em 4 de julho de 2008 as cidades finalistas que disputarão o direito de sediar a Olimpíada de 2016. São elas: Rio de Janeiro, Madri, Tóquio e Chicago. O resultado da eleição final sairá em outubro de 2009.

A cidade de São Paulo já conta com um complexo esportivo municipal. Desde 1976 funciona o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na avenida Ibirapuera, por onde já passaram grandes nomes como Montanaro, Amauri, Hortência e Ricardo Prado. Para estender este atendimento aos mais diversos cantos da cidade, sobretudo em áreas carentes, a Prefeitura lançou a Vila Olímpica Leste na região de Cidade Tiradentes, onde vivem 280 mil habitantes. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Esportes, a maior parte dos atletas que defendem o Brasil no exterior é proveniente de clubes esportivos privados, pois quase inexistem escolas e centros de treinamentos públicos que ofereçam esta oportunidade focada na descoberta de novos talentos esportivos.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?