quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Escola Makiguti recebe 90 alunos do curso técnico em farmácia na primeira semana de retomada das aulas presenciais

Instituição adotou medidas preventivas do Governo do Estado e da vigilância sanitária, atendendo a capacidade máxima de 35% dos alunos

Seguindo os protocolos de distanciamento social e as determinações do Governo do Estado, as aulas presenciais em laboratório da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti retornaram nesta semana. O equipamento, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está atendendo apenas 35% da capacidade dos alunos, priorizando os matriculados no módulo III de cada curso.

“Na primeira etapa de retomada das aulas presenciais, nós adotamos um sistema de rodízio entre as turmas, para evitar aglomerações. Nesta semana, 90 alunos do módulo III do curso de farmácia visitaram a escola para aulas em laboratório, com duração média de duas horas diárias”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Ao término de cada aula, as salas e ambientes em que os alunos passam regularmente, como escadas e corredores, são higienizados e desinfetados, como determina os protocolos da vigilância sanitária e do Plano São Paulo”, completa.

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, as cidades classificadas na fase amarela há mais de 14 dias consecutivos poderão retornar com as aulas práticas de cursos técnicos e superiores, especialmente na área da saúde, respeitando o limite máximo de 35% de ocupação das salas.

Adotando um sistema de ensino híbrido – intercalando aulas presenciais com o EAD instalado na instituição desde o mês de abril –, a Makiguti dedicará os laboratórios em rodízio, cada semana a escola receberá um curso. A segunda turma inserida no rodizio será a de análises clínicas, que terá encontros diários nos três turnos entre os dias 17 a 21 de agosto.

“Estamos priorizando os alunos do módulo III de cada curso, pois eles estão próximos de concluírem a grade curricular, que exige uma quantidade mínima de horas em aulas práticas”, relata a coordenadora da Escola Makiguti, Valdirene Tizzano.

TPremiação a nossa Supervisora geral de... - Escola Municipal de ...izzano com o ex prefeito regional Ozziel Souza


Os alunos que estão inseridos nos módulos I e II por enquanto seguirão com aulas somente em ambiente virtual, em conteúdo teórico via texto e vídeo, o mesmo vale para os novos matriculados da escola, inseridos por meio do vestibular realizado em julho de 2020, que contou com mais de 4,7 mil inscrições para 540 vagas ofertadas.

A aluna do curso de farmácia Georgine Lopes Feitosa Kobayashi destacou os cuidados em que a equipe de coordenação teve ao receber os alunos durante a pandemia. "Me senti bem segura ao retomar as aulas presenciais na Escola Makiguti. A equipe de coordenação repassou todas as orientações de distanciamento social e cuidados de higienização para os alunos antes mesmo de nós entrarmos na escola ou laboratórios", relata.

Sobre a Escola Makiguti


A instituição oferece cursos nos níveis auxiliar e técnico na área da saúde, nos setores de análises clínicas, cuidados com idosos, farmácia, hemoterapia, saúde bucal e gerência em saúde. A escola é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores.





Desde a fundação, em 2005, foram 11.714 alunos formados, deste são 7.542 técnicos e 4.172 auxiliares.

Para recordar

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?