Autoridades e convidados reuniram-se no plenário Franco Montoro, na Terça-feira (26/4), para uma sessão solene em homenagem ao Dia da Revolução dos Cravos, celebrado em 25 de abril, em Portugal. A data refere-se ao dia em que um movimento social e político derrubou o governo salazarista em 1974, e instaurou princípios democráticos e de liberdade para toda a população.
O deputado Paulo Fiorilo (PT), que propôs a solenidade, destacou a importância de trazer o evento para a Alesp. "A Revolução dos Cravos tem grande valor para o povo português, é o fim de um período de ditadura. Para nós brasileiros, é importante por resgatar a relevância da democracia. Fazemos esse paralelo, discutimos a Revolução dos Cravos e discutimos a realidade brasileira neste momento", explicou.
Estamos agora na Assembleia Legislativa de São Paulo homenageando os 48 anos da Revolução dos Cravos, tempo em que Portugal avança na consolidação de uma sociedade comprometida com sua democracia. No Brasil infelizmente nossa democracia tem sido gravemente ameaçada nos últimos anos. Mas o Brasil vai voltar a ser feliz de novo!
Nete Fernandes, Juarez, Cleonice e Milton Roberto
Cleonice e Raquel.
Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Após o golpe militar de 1926, foi estabelecida uma ditadura no país.
https://www.brasildefato.com.br/2022/04/25/revolucao-dos-cravos-ha-48-anos-portugal-libertava-se-que-isso-nos-de-esperanca
Assista a primeira homenagem realizada em 2019