quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Adote uma árvore - NOSSO BAIRRO MAIS VERDE




A Subprefeitura Cidade Tiradentes, em parceria com a Associação ABC- Bem Querer e a ong SOASE,  implantaram no dia 08 de julho, o Programa Adote uma Árvore que  visa realizar a  arborização urbana no distrito, com a participação da comunidade e o poder público.
O Programa Adote uma árvore, desde o seu lançamento já envolveu seis praças, uma situada à Rua Cachoeira Duas Araras, outra na Rua dos Têxteis x Rua José Francisco Brandão e as demais na Avenida dos Metalúrgicos. As ações contaram com a colaboração de 64 munícipes e dez zeladores de praças que plantaram 181 mudas de árvores, entre herbáceas e palmeiras.
Para Regina Chaves (SOASE), o programa além de incentivar e envolver o morador com o plantio e o crescimento da árvore, é também uma maneira  de contribuir com a preservação do meio ambiente. A educadora diz que a iniciativa vai além do plantio. Procuramos mobilizar e sensibilizar a comunidade, por meio da educação ambiental para formar uma consciência sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico
O Programa Adote uma árvore ganhou uma parceria da Associação ABC Bem Querer. Incomodada com o lixão próximo a sede da sua instituição, a presidenta Francisca Ribeiro da Silva com mais um grupo de mulheres encontraram a solução para problema: transformar o espaço em uma praça.
A reivindicação foi atendida pela Subprefeitura Cidade Tiradentes e a primeira ação do programa ocorreu neste local, que para ela, está muito bonito. A comunidade se envolveu de tal maneira que todo mundo quer cuidar das plantas, principalmente as crianças, diz Francisca. “A conscientização sobre a preservação do meio ambiente tem que começar desde criança, ela é o futuro, quem sabe com a mudança de mentalidade poderemos viver uma vida com mais qualidade respirando, realmente, o verde”.
Na praça, localizada na Cachoeira Duas Araras foram plantadas árvores nativas da Mata Atlântica de pequeno e médio porte, entre as quais: manacá da serra, considerada uma planta símbolo do Brasil, tamburiu, dedaleiro e arueira branca. Além disso, Francisca trabalha com a comunidade local, reaproveitando outros espaços para montar canteiros medicinais.
A jovem Aline de Andrade envolvida também no programa esboçou o seu primeiro projeto referente ao tema, quando participou como educadora no  curso de Comunicação do projeto  Consórcio Social Juventude Ativa. Entre as ações criou workshop para conscientizar a comunidade sobre a questão ambiental associada ao desenvolvimento sustentável, com o foco voltado ao artesanato e reciclagem. “É uma experiência fantástica, pois além de integrar a comunidade, é uma forma de contribuir com a proteção do meio ambiente”.
Outra ação do programa foi o plantio, na primeira semana de agosto, de 60 mudas de Palmeiras (Sabal Minor, Livistonia Chinensis, Dypsis Decaryi), nas praças localizadas na Avenida dos Metalúrgicos, considerada a principal de Cidade Tiradentes. Elas foram cedidas, gratuitamente, pelo Viveiro Harry-Blossfod, da  cidade de Cotia.
 Maurício Pimentel da subprefeitura Cidade Tiradentes e Aline de Andrade.




Assessoria de Comunicação e Imprensa
Subprefeitura Cidade Tiradentes
3396-0010/0094 – 9658-2410



Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?