terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pré-Carnaval leva 300 mil às ruas com 115 blocos desfilando pela cidade

Pré-Carnaval leva 300 mil às ruas com 115 blocos desfilando pela cidade



No sábado e no domingo, a saída dos blocos se deu conforme o planejado na programação, com índice de trânsito dentro do previsto e poucas ocorrências médicas. Algumas empresas tiveram material apreendido e serão multadas

Cerca de 320 mil foliões foram para as ruas para acompanhar os 115 blocos que desfilaram pelas vias da cidade no fim de semana que antecedeu o Carnaval. As festas têm sido monitoradas por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar. Grande parte dos blocos saiu conforme programação acordada com a Prefeitura e encerrou os desfiles dentro do horário previsto. Os organizadores foram comunicados de que os desfiles deveriam acontecer somente até as 22h, com a dispersão no máximo até meia-noite.

"Todas as estimativas que fizemos dos blocos vêm sendo notoriamente superadas. As pessoas aderiram ao Carnaval de Rua, aos blocos. Nós não tivemos problemas significativos de limpeza, de saúde, na área de segurança. No geral as coisas ocorreram muito bem, mas sempre um ou outro ajuste é importante observar", afirmou nesta segunda-feira (9) a vice-prefeita Nádia Campeão.

Para acompanhar os blocos, a Prefeitura disponibilizou cerca de 150 agentes para fazer a fiscalização nas ruas, primordialmente em relação a ambulantes, cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares após a 1h. A Guarda Civil Metropolitana e a Companhia de Engenharia de Tráfego também mobilizaram agentes para o acompanhamento dos blocos por toda a capital.

A dispersão e a limpeza das vias da Vila Madalena, que devido à quantidade excessiva de resíduos e à enorme concentração de pessoas no bairro foi atrasada na madrugada de domingo, na madrugada desta segunda-feira (9) ocorreu sem atrasos significativos. Às 1h15 a equipe de limpeza já estava atuando no local.

"Tudo aquilo que a Prefeitura se comprometeu a fazer para que existisse uma possibilidade das pessoas pularem o Carnaval, mas também respeitarem os moradores e a vizinhança, foi feito. Tudo isso funcionou. Mas precisamos também da colaboração das pessoas. Utilizar os banheiros químicos, por exemplo. Isso é muito importante e nós vamos carregar essa mensagem para o próximo fim de semana de Carnaval, para as pessoas usarem os banheiros químicos que têm", afirmou Nádia.

Notificação

A Prefeitura de São Paulo notificará três blocos que desfilaram neste fim de semana e que não ofereceram a infraestrutura obrigatória prevista no decreto municipal que regulamenta o Carnaval de Rua de 2015 na cidade. Os blocos Bangalafumenga e Sargento Pimenta, que desfilaram no sábado (8) na Avenida João VI, em Pinheiros, deixaram de recolher 64 toneladas de lixo, posteriormente recolhido pela Amlurb. O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfilou no domingo (8) na região central, não disponibilizou banheiros químicos ao longo de seu trajeto nem realizou a limpeza das vias. Para minimizar os transtornos dos foliões e munícipes, a Prefeitura entrou nas duas frentes de trabalho. Outros blocos devem ser notificados caso tenham descumprido o Decreto.

De acordo com o Decreto 55.878, de 30 de janeiro no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, e com as reuniões realizadas entre representantes das subprefeituras e os organizadores dos blocos, aqueles que tivessem patrocínio privado no Carnaval teriam de providenciar e se responsabilizar por sua própria estrutura, provendo banheiros químicos, segurança e limpeza, além de eventuais encargos, como taxas que devem ser pagas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a realização de bloqueios.

Lei Cidade Limpa

Ao longo do fim de semana, infrações foram registradas em diversas regiões da cidade, especialmente na região central, Pinheiros e Vila Madalena. Algumas empresas tiveram ainda material apreendido. Elas têm se utilizado indevidamente dos blocos e espaços públicos, exibindo suas marcas em fantasias publicitárias (“homens-lata”), carrinhos de bebida, isopores, blimps(bolas gigantes), brindes, trios elétricos, estandartes e até caminhões e jipes. As maiores infratoras foram Ambev (Skol), Aperol, Olla e Ana Capri. No final de semana anterior (31/1 e 1/2), as empresas já haviam sido autuadas. Apenas a Ambev recebeu uma multa de R$ 230 mil. O valor das multas deste pré-Carnaval está sendo contabilizado para o envio às empresas.

Por meio de um edital aberto e público para selecionar empresas parceiras do Carnaval de Rua, a Prefeitura de São Paulo deu oportunidade às marcas de serem apoiadoras oficiais. Como resultado deste edital, a única empresa apta a apresentar ativações nas ruas da cidade durante o Carnaval é a Caixa Econômica Federal. Foliões que identificarem irregularidades podem acionar a Prefeitura por meio da Subprefeitura da sua região ou enviar fotos com o endereço em que foi flagrada a irregularidade para o e-mail carnavalderua@prefeitura.sp.gov.br.

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Subprefeituras, mantém a fiscalização de cumprimento da Lei Cidade Limpa durante o Carnaval de Rua 2015, especialmente com relação à ativação irregular de marcas publicitárias. Durante todo o fim de semana a atuação foi intensa e assim permanecerá também durante o feriado de Carnaval.

Banheiros químicos

Durante todo o período de desfiles dos blocos de rua, a Prefeitura disponibilizará aproximadamente 6.000 diárias de banheiros químicos - número superior em mais de 10 vezes ao que foi provido no ano passado. No sábado (7), foram colocados à disposição dos foliões 567 banheiros químicos por toda cidade. No domingo (8), foram 465. Ao longo do dia, são realizadas duas sucções e uma limpeza em cada um dos banheiros químicos.

PSIU

Para fazer cumprir a lei, as Subprefeituras atuaram em conjunto com a PM e Guarda Civil Metropolitana, principalmente nas regiões da subprefeitura Sé e Pinheiros onde se concentraram a maioria dos blocos. Uma base foi montada na Rua Mourato Coelho, próximo à Rua Inácio Pereira da Rocha, na Vila Madalena. Agentes percorreram as principais vias dos bairros para coibir irregularidades em relação a carros estacionados nas vias, com alto falante.

Houve uma ocorrência registrada por conta de um carro estacionado entre as ruas Fradique Coutinho e Aspicuelta, que recebeu multa de R$ 1.000 por excesso de barulho, além de multa da CET por estacionar em local proibido. No domingo, houve outras duas ocorrências do gênero, registradas uma na Avenida Francisco Morato e outra em um posto na Rua Luis Murat.

Limpeza

A Prefeitura destacou 800 funcionários e 50 carros-pipa para a limpeza das vias públicas de toda a capital após a passagem dos blocos. Entre sexta-feira (6) e domingo (8), as subprefeituras de Pinheiros/Vila Madalena, Sé e Lapa - as três que concentraram o maior número de blocos -, tiveram 192,9 toneladas de lixo recolhidas. Na Sé fora 25,9 toneladas recolhidas, na Lapa 47 toneladas e na Pinheiros/Vila Madalena, 120 toneladas. Vale destacar que a água utilizada para a limpeza é 100% proveniente de reuso.

Saúde

Além das ambulâncias do SAMU, a Prefeitura contratou outras 19 ambulâncias, que se dividiram entre sábado e domingo, para atender aos locais de maior aglomeração de público. Em todo o fim de semana foram realizados 31 atendimentos, com apenas 5 remoções, para o Hospital das Clínicas e a para a Santa Casa de Misericórdia.

Apreensões

Nos dois dias de desfiles 150 agentes de fiscalização trabalhando na cidade para coibir o comércio irregular e fazer valer a lei Cidade Limpa. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, mais de 2.500 itens de mercadorias irregulares foram recolhidos nas vias públicas, próximo aos locais de desfiles dos blocos carnavalescos na região da Vila Madalena e na Sé.








SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo Coordenação de Imprensa
fones: 3113-8835/ 3113-8831/ fax: 3113-8847

www.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?