quarta-feira, 15 de abril de 2015

WiFi Livre na Cidade Tiradentes

Crédito: Cesar Ogata / Secom

Assista no vídeo o Prefeito Fernando Haddad e Secretario Simão Pedro dentre outros na entrega em Cidade Tiradentes.





Na Lino Rojas "Praça do 65"em Cidade Tiradentes, você se conecta com tecnologia wi fi gratuita




A Praça do 65 (Lino Rojas), localizada na altura do número 2.100 da Avenida dos Metalúrgicos, é um marco histórico, social e cultural importante para o complexo habitacional Cidade Tiradentes. A começar pelo nome, já consolidado na memória dos moradores, pelo fato de que, a partir dos anos 1980, a “3765” – primeira linha de ônibus local –, passou a ligar o bairro ao Distrito de São Mateus.

A Praça também é o ponto ao redor do qual se estabeleceu o Conjunto Habitacional Santa Etelvina III, em 1984, ano das comemorações do aniversário do bairro que, de acordo com essa referência, fará 31 anos no dia 21 de abril – homenagem ao inconfidente mineiro que lhe empresta o nome – de 2015.

Há, no “65”, como a Praça é conhecida “na intimidade”, uma pista de skate e uma quadra de esportes que dão ao lugar uma função multiuso, ocupado com muita regularidade não só por skatistas, jogadores de futebol e de basquete e moradores em geral, mas também pelos sambistas da Escola de Samba Príncipe Negro, por exemplo, que há anos realizam ali os eventos da Comunidade Samba da Praça.

No entorno funciona o Centro Cultural Arte em Construção, administrado pelo Instituto Pombas Urbanas, organização não-governamental dedicada principalmente a atividades teatrais, que, segundo estimativa dos seus gestores, recebe a visita de cerca de 40 mil pessoas por ano. Tudo Isso, somado à movimentada presença do comércio local, com muitos de seus personagens oriundos de regiões mais tradicionais da cidade de São Paulo, faz do 65 uma praça digital com valor adicional.

O Programa Praças Digitais está implantado em vários locais da cidade de São Paulo, e investimentos de R$ 45 milhões em três anos para a criação de 120 pontos de acesso com internet sem fio gratuita e velocidade mínima de 512 kbps.

O Secretário Municipal de Serviços Simão Pedro comparou a instalação do serviço no bairro com a oferta de wi-fi gratuito na Praça Dom José Gaspar, no centro, onde o serviço teve uma média de 316 acessos por dia no mês de agosto. Para o Secretário, essa média deve aumentar no extremo leste da cidade.



A subprefeita Adriana Morales com Simão Pedro, anuncia a inauguração do CRAS. e outros equipamentos. Confira no vídeo.

Vereador Alessandro Guedes
Vereador Senival Moura
Atualmente, a maioria dos usuários se conecta à internet através dos celulares, contudo a Prefeitura cogita no futuro que o Projeto Praças Digitais possa também emprestar tablets, além de oferecer um quiosque com terminais de acesso. Estão previstos investimentos de R$ 15 milhões por ano para os prestadores de serviços do programa, que deverão ser contratados por de 36 meses, com possível renovação por mais 12 meses.


Prefeitura supera meta e entrega à cidade 120ª praça com WiFi Livre

Administração municipal previa a instalação de 42 pontos de internet gratuita em locais públicos. Atualmente, todos os 96 distritos da capital já estão conectados


Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta terça-feira (14) o 120º ponto do Programa WiFi Livre SP. Em cerimônia realizada no vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), no centro, a administração municipal celebrou a entrega do serviço na Praça Júlio César de Campos, em Parelheiros, zona sul da capital. O programa, que inicialmente previa a instalação do serviço de internet sem fio e gratuita em 42 locais públicos da cidade, teve a sua meta superada em quase 300%.



Crédito: Cesar Ogata / Secom















"São Paulo é a cidade com maior inclusão digital da América Latina em função do projeto WiFi Livre. Nós já somos a cidade mais conectada do ponto de vista público e não do privado. Isso nos orgulha e tenho certeza que essa tecnologia será agora disseminada por todo o Brasil. As 120 praças garantem que cada distrito da cidade tenha pelo menos uma praça conectada. Os 96 distritos estão agora conectados", afirmou o prefeito Fernando Haddad durante a cerimônia.

O WiFi Livre SP é um programa que visa tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas na cidade, entre praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços. No vão do Masp, local que sediou a cerimônia desta terça, o serviço está disponível desde dezembro de 2014.

Os 120 pontos estão distribuídos da seguinte forma: 23 na região central, 18 na zona norte, 36 na leste, 28 na sul e 15 na zona oeste. Segundo Haddad, há uma maior concentração de pontos de wifi livre no centro, pois a região concentra significativa parte dos empregos da cidade.

"Na região da Sé e da Paulista nós reforçamos a conectividade para que a pessoa tivesse internet grátis perto de casa e perto do trabalho. 17% do emprego é no centro. Então eu sou obrigado a oferecer mais no centro para que as pessoas possam usar ao longo de todo o dia e não só aos finais de semana ou à noite, quando estão em suas residências", pontuou.

Para o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, o serviço oferecido pela Prefeitura vem ao encontro de uma cidade que possibilita aos seus cidadãos maior fruição. "A Prefeitura tem dado ênfase na ideia de termos uma São Paulo mais humana. Uma cidade menos interditada, onde as pessoas possam vir às praças, usar a ciclovia para andar de bicicleta, enfim, possam ter uma convivência muito mais humana, respeitando as diferenças e permitindo que todos usem os espaços públicos. Tenho certeza que a internet wifi vai cumprir um papel muito grande nessa determinação", afirmou.

Os usuários terão direito a uma velocidade individual e efetiva de 512 kbit/s, estável e de qualidade, suficiente para assistir a vídeos, baixar arquivos e navegar pela Internet. Qualquer cidadão pode se conectar desde que possua um aparelho compatível com o padrão wifi. Não é preciso ter cadastro para navegar.

Durante a cerimônia, foram também anunciados os vencedores da Hackathon São Paulo Interativa!, concurso cultural que visa promover a elaboração de novos projetos de tecnologia para a atuação da Secretaria de Serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo, assim como instigar a produção tecnológica de desenvolvedores à demanda pública.

Também acompanharam a cerimônia os secretários municipais Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras) e Gabriel Chalita (Educação).

Ampliação
Concluída a instalação dos 120 pontos de internet gratuita previstos na licitação, a Prefeitura tem agora como intuito ampliar o programa WiFi Livre SP para outros locais. De acordo com Haddad, a administração tem sido procurada por empresários interessados na iniciativa.

"A cidade de São Paulo vai ser uma cidade iluminada e do ponto de vista da internet muito rapidamente porque tem muito parceiro privado que quer se juntar à Prefeitura para garantir internet grátis [à população]", afirmou o prefeito.

Segundo o secretário Simão Pedro, a pasta está estudando junto à SP Negócios a expansão da rede para outras praças. Uma das propostas apresentadas trata da possibilidade de inserção publicitária nos locais onde o serviço está disponível ou até mesmo de modo virtual, mediante a conexão do usuário.

Segurança e qualidade
O contrato firmado pela Prefeitura prevê controle de qualidade, estabilidade de conexão e garantia de banda. Todos os dados que circularem na rede serão protegidos por confidencialidade e não haverá qualquer restrição no conteúdo acessado. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor. As redes possuem um sistema de gestão que permite detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais.

Os 120 pontos de internet gratuita oferecida pela Prefeitura podem ser conferidos no site do Programa WiFi Livre SP.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?