Veja a divulgação completa no blog do Cineclube Pólis
Documentário produzido via edital Etnodoc
Etnografia urbana, antropologia compartilhada
As diretoras do filme conheceram Cidade Tiradentes e seus artistas no processo de pesquisa para um mapeamento audiovisual das dinâmicas protagonizadas por jovens artistas de Cidade Tiradentes. O produto final da pesquisa foi um website interativo (www.cidadetiradentes.org.br) com o objetivo de que o conhecimento produzido na e com a comunidade fosse efetivamente apropriado por ela. Os pesquisadores-moradores revelam-se conhecedores profundos da realidade local, e esta apropriação do território, expressada em suas obras artísticas, foi a inspiração para esse filme.
Estrutura fílmica
Alguns elementos devem ser destacados na estrutura do filme.
Uma das suas camadas narrativas pode ser chamada de etnografia dos grupos. Procuramos descrever seus deslocamentos no território, os equipamentos e espaços que utilizam para apresentações e ensaios, suas práticas artísticas, sua sociabilidade, e suas reflexões.
A segunda camada narrativa explora a metodologia da “câmera bastão”. Daniel Hylario, morador de Cidade Tiradentes, e alguns dos artistas apresentados no filme, têm em mãos uma câmera para gravar o seu universo sem a presença da equipe. O material registrado traz cenas únicas da vida cotidiana destes artistas, no trabalho, na rua e em casa, além de reflexões instigadas pelo questionamento de alguém com quem compartilham a experiência de viver no bairro. O material revela, por meio de outra perspectiva e textura fílmica, o olhar do artista sobre a sua experiência cotidiana, que é o material bruto das suas criações.
A terceira camada narrativa do filme é a artística. A materialidade do grafite, da dança e da música ganham forma seja nos eventos protagonizados pelos grupos seja em cooperações entre eles e nossa equipe, como a animação com o coletivo 5Zonas.
Ficha técnica:
DIREÇÃO, PESQUISA E ROTEIRO: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji
PRODUÇÃO: Movie Art; Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP); Instituto Polis; W.S. Produções
MONTAGEM E ROTEIRO DE MONTAGEM: Karine Binaux
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Rafael Nobre
CÂMERA-BASTÃO E PRODUÇÃO LOCAL: Daniel Hylario
TÉCNICO DE EDIÇÃO (LISA): Ricardo Dionisio
ANIMAÇÃO (GRAFITE): Andre Farkas e Arthur Guttilla
TRILHA SONORA ORIGINAL: Thomas Rohrer
DESIGN SONORO PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO: Ewelter Rocha e Mauro Darcio
COLORIZAÇÃO: Kauê Bregola
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: André Peniche
SOM DIRETO: Tomires Ribeiro
ASSISTENTE DE PESQUISA E PRODUÇÃO: Nathalie Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário