domingo, 23 de janeiro de 2011

A Inauguração do Parque da Ciência da Cidade Tiradentes

Parque da Ciência foi inaugurado, agora é colocar as estruturas.
Com esta inauguração mais os já existentes Parque Vila do Rodeio, Parque da Consciência Negra a Cidade Tiradentes conta com 920,866m² de áreas sendo usadas como parque.






Segundo o Presente Sustentável a entrega da mobília é a etapa final da campanha GP Braskem de Reciclagem que arrecadou 13,5 toneladas de resíduos plásticos na cidade entre os dias 4 e 28 de novembro em cinco parques localizados em diferentes regiões.  A iniciativa é uma parceria entre a Braskem, a Prefeitura de São Paulo e a Plastivida.
Os bancos, jardineiras e lixeiras – presentes da Braskem pelo aniversário da cidade – são fabricados com plástico madeira e usam como matéria-prima resíduos coletados com os moradores da Capital e no GP de Fórmula 1. A cerimônia oficial foi realizada durante a entrega do Parque da Ciência, na Cidade Tiradentes, e contou com uma apresentação especial do ilusionista Philip Blue.







O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), inaugurou hoje o Parque Municipal da Ciência, no bairro de Cidade Tiradentes, zona leste da cidade. Durante a cerimônia, Kassab afirmou, em tom de brincadeira com os secretários presentes, sobre a sucessão municipal, mas desconversou sobre o tema em seguida. "Evidentemente que chegará o momento de discutirmos a eleição, mas vamos, com muita calma, serenidade e espírito público, encontrar alguém para apontar à nossa sucessão", afirmou. "Mas isso é só no início do ano que vem", pontuou.
Pouco antes de falar com jornalistas, Kassab havia pedido aos presentes para aplaudirem os secretários que discursaram durante a cerimônia. Segundo o próprio prefeito, o objetivo era dimensionar a aprovação da população. "Seu negócio é turismo, não é Prefeitura", brincou Kassab, após os ouvir os aplausos ao presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho.
Kassab esteve presente no Parque da Ciência no final da manhã de hoje. Em 2008 o governo municipal lançou um programa com o objetivo de alcançar o número de cem parques em funcionamento até 2012. A unidade de Cidade Tiradentes possui campo gramado, duas quadras poliesportivas e centro de convivência, entre outras opções de lazer, e custou R$ 1,9 milhão.
Reciclagem
Durante a cerimônia, o prefeito de São Paulo recebeu de uma petroquímica a doação de 500 jardineiras, lixeiras e bancos feitos de plástico com aparência de madeira. As peças são resultado de uma campanha de reciclagem da empresa, que arrecadou 13,5 toneladas de resíduos plásticos entre os dias 4 e 28 de novembro do ano passado.
Os resíduos, utilizados na fabricação das peças, foram coletados em cinco parques localizados em diferentes regiões de São Paulo e no autódromo de Interlagos durante os três dias da etapa brasileira da Fórmula 1, ocorrida em novembro passado. 
A pesquisa sendo feita por Adriana e Daniel na Cooperatiradentes, que é vizinha do parque.

 Durante o evento, a petroquímica também entregará à Prefeitura de São Paulo os dados preliminares de um estudo inédito sobre a situação das cooperativas de reciclagem de lixo na cidade, elaborado pelo Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (Gaia) a pedido da Braskem. A versão completa do estudo deverá estar concluída no final de fevereiro.

Juliana, a gestora do parque.








fotos: Milton Roberto

Parque da Ciência é inaugurado em Cidade Tiradentes


Moradores da região participa da festa de inauguração do Parque da Ciência que traz mais lazer, diversão e consciência ecológica

Na manhã quente de sábado (22/01), foi um dia perfeito para um passeio ao ar livre, com muita vegetação para amenizar o calor. Foi nesse cenário que o prefeito Gilberto Kassab, na presença de cerca de 400 pessoas, inaugurou em Cidade Tiradentes, o 77º Parque Municipal da cidade, o Parque da Ciência que faz parte do Programa 100 Parques, um projeto lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para ampliar o número de áreas verdes.

O Programa 100 Parques vem ampliando as áreas verdes na cidade desde 2005. Dos 34 já existentes no início da gestão, 43 novos parques foram implantados, contando com o Parque da Ciência. Atualmente, só na Zona Leste já são 20 novos parques. A meta é atingir 100 parques até 2012. O Parque Municipal da Ciência fica na Rua Argote (acesso pela Rua dos Têxteis, altura do nº 1400), no setor Santa Etelvina/Metalúrgico.

Os moradores de Cidade Tiradentes poderão agora contar com mais um espaço verde para diversão, lazer e descanso na Zona Leste. A área possui 187 mil m² com um campo gramado, duas quadras poliesportivas, centro de convivência, bancos e mesas para jogos, além de uma sala multiuso para promoção de educação ambiental e uso da comunidade.

Daniela de Almeida, 19 anos, vendedora, que aproveitou para desfrutar desse novo beneficio ao bairro, com sua filha Eduarda Almeida, de três anos, durante o evento, disse que não tem o costume de frequentar parques. “Agora com toda essa maravilha perto de casa, com certeza, virei sempre”.

Feliz com o evento, a bancaria Adriana Zeferino Celestino, 25 anos, que mora na esquina em frente ao parque se diz satisfeita com o projeto. ”Uma área verde, tranquila e grande como essa, contribui muito para nossa qualidade de vida.”

Preservação da Mata Atlântica

O novo parque, vizinho ao Hospital Municipal Cidade Tiradentes, preserva resquícios de Mata Atlântica e possui exemplares que estão em processo de identificação pela Secretaria do Verde. Algumas espécies de aves que habitam a mata são facilmente vistas, como um casal de Jacuguaçu com filhote, além de pica-pau, tucano do bico verde, sanhaço cinzento, viuvinha, bem-te-vi e sabiá-laranjeira. Além desses, também já foram avistados um gambá e um teiú grande (lagarto).

Após a apresentação do mágico Philip Blue (foto), que fez uma alusão à importância dareciclagem, a Prefeitura recebeu, simbolicamente, 500 mobílias urbanas, como floreiras e lixeiras, produzidas com plástico reciclado, que serão distribuídas em diversos parques e pontos de toda a cidade.

O material é proveniente da campanha GP de Reciclagem Braskem, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Palstivida, que arrecadou 13,5 toneladas de resíduos plásticos. A campanha aconteceu em cinco parques localizados em diferentes regiões da cidade e no Autódromo de Interlagos, durante os três dias da etapa brasileira da Fórmula 1.

Com um olhar mais amadurecido as zeladoras de praças Evalda Pereira Faria, 61, e Ana Lucia da Silva, 60, repararam em cada detalhe do novo parque. O que mais chamou a atenção foram, justamente, as jardineiras e lixeiras doadas. “Gostamos tanto que pensamos até ter uma em casa” (risos).

Texto: Assessoria de Comunicação SubCT

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?