quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Paulo Fiorilo presidente da CPI do transporte apresenta relatório final

A CPI do Transporte Coletivo da Câmara Municipal, da qual sou presidente, apresentou hoje seu relatório final.

O texto apresenta, em suas conclusões, 26 sugestões de providências à SPTrans e à Prefeitura de São Paulo, com o intuito de equilibrar a planilha de custos e equacionar os gastos do sistema de transporte.
Entre as sugestões, maior transparência para a divulgação das planilhas de custo do sistema, novos critérios para as licitações, atualização dos parâmetros para construir os custos do sistema e pagamentos às empresas e fiscalização mais rigorosa.
O relatório já pode ser consultado no portal da Câmara, no link no final da matéria:
                                                               vereador Paulo Fiorilo

Para relatora, licitações são prioridade: presidente Paulo Fiorilo quer continuar investigação


Entre as recomendações apresentadas no encerramento da CPI do Transporte Coletivo nesta quinta-feira (13/2), a relatora Edir Sales (PSD) destacou a necessidade de mudanças em contratações atualmente feitas sem licitação. É o caso das empresas responsáveis pela bilhetagem eletrônica e equipamentos de monitoramento instalado nos ônibus.

Luiz França/CMSP


Para Edir, essas contratações podem estar onerando a planilha de custos do transporte municipal. “Existem contratos vencidos há mais de dez anos, e é preciso estudo e uma fiscalização mais ativa”, completou a vereadora.

Já o presidente da CPI, vereador Paulo Fiorilo (PT), enfatiza que a CPI conseguiu apresentar a mudança da metodologia da planilha. “A planilha utilizada tem 30 anos, é obsoleta e provavelmente equivocada”, observou. “Essa metodologia não conseguia apurar se valores estavam corretos ou próximos da realidade”, completou.

“O problema não é a tarifa, é o mais de um bilhão que a Prefeitura coloca para manter a tarifa congelada”, explicou o vereador. “A cidade de São Paulo precisa gastar melhor o dinheiro”, disse, exemplificando com os aditivos aos contratos. Entre as indicações do relatório aprovado nesta quinta-feira, está o aprimoramento do sistema de contratação de serviços, de forma a evitar os aditivos. “Estamos falando de R$ 800 milhões”, destacou.

CPI do Metrô

Fiorilo ainda adiantou que irá propor a instalação de uma nova CPI para investigar o dinheiro gasto pela Prefeitura no Metrô. “R$ 1 bilhão foi para o sistema metroviário, temos de saber para onde foi”, disse, citando a quantia gasta na gestão do prefeito Gilberto Kassab.

41233

Confira Íntegra do relatório:


Fonte: Portal da Camara.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?