sexta-feira, 28 de março de 2014

30º Aniversário de Cidade Tiradentes

No Próximo dia 21 de Abril de 2014 a Cidade Tiradentes estará completando 30 Anos de sua inauguração.


Muitos eventos para comemorar estas três décadas de um desenvolvimento impar na cidade de São Paulo.
Com quase 400 mil habitantes e bem menos segundo o IBGE (pergunte a algum morador se já foi entrevistado pelo IBGE, nunca encontrei um sequer), a Cidade Tiradentes teve que lutar muito para conseguir as conquistas minguadas que chegavam por estas bandas. Segundo as memórias dos moradores antigos contadas num café organizado pelo Instituto Pombas Urbanas, tudo foi muito difícil  desde o início. Parecia um pombal, um emaranhado de prédios todos muito parecidos, as ruas eram números nos diversos setores, muitos se perdiam, não sabiam onde moravam, não se localizavam, perdidos neste fim de mundo em 1984, derramados pelo poder público, pelos desinteresses e interesses da época, segregação.
Milhares de casulos e pessoas, cada uma de um lugar.
 Famílias e agregados em número impreciso, difícil de calcular, os ocultos, os inexistentes, os maltrapilhos, os sem vida, os trabalhadores, os favelados,  os sem família, os fugidos, pobres, esperançosos, batalhadores, moradores.
Babilônia era aqui.
Tudo junto e misturado nas paredes finas da cohab, casulos e mais nada.
Mais nada.
Nada, entendeu?
Imaginem centenas de prédios enfileirados no meio de uma mata na extrema periferia leste, o mais distante de tudo e de todos, e tinha um transporte, uma caixa de ferro com rodase um precário motor que chamavam de ônibus que chegava até um determinado ponto da região, (um carma da Cidade Tiradentes que sempre teve o pior transporte de São Paulo, com os coletivos que eram tirados de circulação de outros estados e não serviam mais
Já não tinha trem em 1984, se tivesse chegariam trens de pessoas ( isso me lembra as ferrovias do holocausto), inscritos, das enchentes, dos desmoronamentos, das ruas, dos incêndios , dos baixos dos viadutos, das reintegrações, tudo que a cidade não queria, era só colocar nos trens e enviar para a Cidade Tiradentes. Ainda bem que já não haviam trens, tinha uma caixa com motor e rodas que servia como transporte coletivo, saia do Glicério e chegava num ponto aqui dos 15 quilometros quadrados  da região. Teve a Viação Tabú, teve a Fioravante com as sucatas do Rio de Janeiro, e a Cidade Tiradentes fadada a ter sempre o pior transporte de São Paulo.Viagem de 3 horas até o centro da cidade. Em quantas cidades do interior se chega em 3 horas de viagem?. Poucos ônibus, os mais velhos possíveis, a jornada diária até o trabalho sem o mínimo de conforto, em meio a barulho, fumaça, sujeira, calor de motor, banco duro e a multidão espremida em pé segurando aqueles canos semi soltos e assaltos e pedágios e o cansaço e o pouco tempo para descansar depois de 6 horas de transporte e 8 horas de trabalho. Tendo que trazer tudo o que precisasse pois quem ficava no bairro estava no deserto de coisas, só se viam pessoas e moradias, nada mais. Pão, fósforo, ovo, leite, frutas, arroz, ou seja, tudo, nada se encontrava por aqui, só pessoas prédios e o que sobrava disso, crimes e muita violência, estranhamento, miséria, fome e abandono.
30 Anos.
Telefonar em Guaianases, tinha telefone lá.Um dia alguém veio vender pão aqui, de Kombi, surgiu este comércio, já se podia comprar ovos e bebidas dos novos comerciantes motorizados, progresso, em cada esquina um boteco improvisado com sobras de madeira. Cachaça era a mercadoria onde  tinha um aglomerado de homens sedentos, onde o sangue jorrava todas as noites, violência era o tom, naquele tempo tinha neblina e bem espessa, descidas, subidas, pedágio, corpos. Rotina em Tiradentes City. E nesse caos conviviam  os bons, os que pensavam, os artistas,os solitários, os sonhadores, os voluntários,  os trabalhadores e as guerreiras, as mulheres. Aquelas que ajudaram a construir este bairro. E começaram as lutas e a revolta dos que tinham consciência do crime que os governantes fizeram com esta parcela da população.
Matéria em construção: aguarde.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?