quarta-feira, 16 de julho de 2014

Prefeitura de São Paulo inaugura central de triagem de materiais recicláveis com presença de Lula

Jul 16, 2014















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta quarta-feira (16), ao lado do prefeito Fernando Haddad, da inauguração da Central Mecanizada de Triagem – Carolina Maria de Jesus. A unidade é a segunda inaugurada pela Prefeitura de São Paulo, seguindo a nova política de coleta seletiva, definida em 2014. O chefe do administrativo afirmou que o objetivo da iniciativa é melhorar as condições de trabalho e a renda daqueles que trabalham com materiais recicláveis.”Os catadores estão no centro das nossas preocupações”, destacou.




Ao todo serão quatro centrais de triagem, que vão diminuir significativamente a quantidade de resíduos que são destinados a aterros sanitários. Hoje, São Paulo coleta 10,5 mil toneladas/dia de resíduos domésticos e recicla apenas 1,8%. A meta é aumentar esse índice para 10%, aproveitando as potencialidades sociais e econômicas que a reciclagem oferece. Com as duas novas centrais, esse índice já deve cegar a 7% e ultrapassará a meta quando as quatro unidades estiverem em funcionamento.




A nova política da Prefeitura também tem a preocupação de se alinhar à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, e de criar uma nova relação com os catadores de materiais recicláveis. As centrais serão operadas por cooperativas de catadores e ajudarão a aumentar a renda dos cooperados, inclusive pagando pelos serviços ambientais que os catadores prestam à cidade.






Haddad lembrou que a política de reciclagem é apenas uma parte das ações da Prefeitura na área ambiental, que envolve a política de transporte urbano e de iluminação pública, por exemplo. O prefeito anunciou também que novos parques serão anunciados. “Estamos dando uma nova envergadura à política ambiental”, destacou. O Secretario Municipal de Serviços, Simão Pedro, ressaltou que a coleta seletiva será ampliada na cidade.


todas as Fotos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?