terça-feira, 24 de novembro de 2009

COP 15 em São Paulo


II Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul


Convite - II Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul - 01
de dezembro de 2009

VI Encontro de Utopias


Poetas e cantadores, artistas e arteiros, tragam sua voz, seu gesto, seu protesto, seu sonho, sua indignação para o VI Encontro de Utopias, no Dia 29 , domingo, no Restaurante Pandora, Pça Roosevelt, 252, Consolação. Esse é um espaço para a arte e para a reflexão. Microfone aberto, participação democrática e muitas ideias a fervilhar . Traga a sua voz, solte sua rima, espalhe seu gesto. " Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade". R. Sexas.

Lançamento da Publicação "Cenários Ambientais 2020 "


sábado, 21 de novembro de 2009

Telecentro SOASE





Finalmente inaugurado e com a presença do Secretário de Participação e Parceria Ricardo Montoro.
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria da Inclusão Digital inaugura mais um Telecentros na Zona Leste.


Voltados para as comunidades carentes, os Telecentros disponibilizam, todos os dias, cursos técnicos e oficinas profissionalizantes que visam à inclusão social dos usuários através do acesso aos computadores.
O Programa Telecentros, é o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade. Hoje são 320 unidades funcionando na cidade.
O Programa integra a política de inclusão digital da Prefeitura e tem se revelado um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores com software livre e acesso à internet. Atualmente são 1,7 milh de usuários cadastrados.
Além dos cursos básicos de informática e das oficinas especiais, como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental, outros cursos podem ser desenvolvidos nas unidades. “O que determina a escolha do curso é o perfil do usuário. Temos ações distintas em cada uma das nossas unidades. Isso faz com que estejamos mais perto dos anseios da população, atendendo as suas reivindicações e promovendo a inclusão social”, afirma o Secretário.




Alguns alunos do Telecentro já receberam certificados e, segundo Djair até conseguiram emprego por conta dele.

No dia 20, o primeiro espaço a ser entregue, às 9h, foi o Telecentro SOASE, uma unidade em convênio com a Associação Beneficente, Cultural e Social da Cidade, localizado à Rua dos Texteis, 1361, na Cidade Tiradentes. Este, já atende por dia mais de 170 usuários e ao todo, já estão 1.087 cadastrados. Com esta unidade, a região de Cidade Tiradentes contará com 13 já instaladas, e são elas: Telecentro CEU Água Azul, Telecentro CEU Inácio Monteiro, Telecentro Cidade Tiradentes, Telecentro Gráficos, Telecentro Bravas Guerreiras, Telecentro Canário Esporte Clube, Telecentro Castro Alves, Telecentro Fórum dos Mutirões, Telecentro Sabor da Vitória, Telecentro Acessa Ação Tiradentes, Telecentro Acessa Ametro e Telecentro Luz e Vida.
Gincana Educativa
terceiro novo projeto em curso nos Telecentros é a Gincana Cultural Teleclube 2009, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos freqüentadores sobre diversas questões de maneira lúdica. Para participar, os freqüentadores dos telecentros devem se cadastrar e responder a uma série de perguntas, que são disponibilizadas, diariamente e também, em forma de bônus. A cada resposta certa, acumulam-se pontos. Além de computadores aos cinco participantes com maior pontuação, o Teleclube entrega “prêmios menores” – como pen drive -, para incentivar a participação e valorar o conhecimento. A gincana tem duração até o dia 15 de dezembro, com cinco perguntas por dia e 14 perguntas bônus aos ingressantes tardios, o que permite aos que entrarem depois que continuem na disputa.

Luiz Roberto Cutrim, Ricardo Montoro e Djair Martiniano o presidente da SOASE
Plantio de mil árvores
Com a proposta de neutralizar as emissões de gás carbônico das atividades do Telecentro, minimizando o impacto das ações humanas no ambiente, a Secretaria de Participação e Parceria vai plantar mil mudas de árvores nativas no Parque Ecológico Tietê, no dia 17 de dezembro, quando acontecerá, no mesmo local a premiação da gincana educativa
 Digital
Os Telecentros são postos de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo voltados à população carente. Disponibilizam diariamente cursos técnicos e oficinas profissionalizantes que visam inclusão social dos usuários através do acesso aos computadores. Trata-se do maior programa de inclusão digital do mundo, com 320 unidades na cidade de São Paulo e 1,7 milhão de usuários cadastrados. Além dos cursos básicos de informática e das oficinas especiais - como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental -, outros cursos são desenvolvidos. Há uma grade básica que atende a todos os telecentros, mas também ações distintas em cada unidade, determinadas pelo perfil dos usuários.
Telecentro Soase, Av. dos Texteis, 1361 - Conjunto Habitacional Santa Etelvina - fone: 2285-0008




São Paulo tem mais um parque - O Parque da Consciência Negra




Os moradores de Cidade Tiradentes ganharam nesta Sexta, feriado, o Parque Municipal da Consciência  Negra. O nome é uma homenagem à população local, formada em grande parte por descendentes de negros.









O novo parque integra o programa 100 Parques para São Paulo e é a nascente do córrego Itaquera, em área ainda preservada de Mata Atlântica.

O local possui também uma mata de reflorestamento.



No local, foram construídos um quiosque, uma ciclovia de 600 metros, pista para caminhada, e um grande terreiro para a prática de capoeira, danças e apresentações culturais chamado de Terreiro dos 5 Elementos.
Entre as obras de construção do parque está a revitalização do córrego, feita pela Sabesp. "Isto aqui era um rio de esgoto. Muitos meninos aqui nunca viram um rio limpo. Isto é o que fazemos, graças ao programa Córrego Limpo", afirmou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que também destacou a acessibilidade do parque.

Futuramente serão colocados em vários pontos do parque totens com informações sobre grandes brasileiros de origem africana, como o poeta Castro Alves e o engenheiro e geógrafo Teodoro Sampaio





A festa de inauguração do parque contou com apresentação de roda de capoeira, (União Arte e Cultura) e (Mestre Perna) grupo de percussão (AEMA) música (De Frente pro Matagal)ONG NAPAZ e dança (Kajila) e exposição de máscaras africanas, confeccionadas com argila do parque pelas crianças que fazem parte do “Ofício Social” , CONPARES onde a ONG NAPAZ em parceria  com a  ONG AEMA. e a EMEF Aureliano Leite, realizam diversos cursos gratuitos para a população


"No dia da Consciência Negra, nada melhor do que entregar este parque, que leva seu nome", disse Kassab. "Se tem algo que podemos lamentar, é a histórica falta de um número adequado de parques em São Paulo. Hoje, é mais difícil fazê-los, pois a cidade está ocupada e as áreas livres são mais caras. Mas vamos continuar", concluiu o prefeito, que relembrou o compromisso de deixar a Cidade com 100 áreas verdes. 



Durante a cerimônia,Kassab plantou um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.




As opções de lazer eram poucas na região, como bem sabem os moradores. "A comunidade é isolada, tudo é distante. Se os meninos não tiverem um espaço cultural como este, podem se envolver com coisas erradas. Este parque é um grande apoio para nós", afirmou Antônio José de Lira, o mais antigo mestre em atividade em Cidade Tiradentes. 
 
Mestre Antônio ensina 120 crianças acima de 5 anos a treinar capoeira, da confecção dos instrumentos às danças. "Levei uma vez as crianças para o Parque do Carmo, em Itaquera. Muitos nunca tinham ido a um parque. Agora quero trazê-las aqui, porque elas gostaram bastante", afirmou.



 Durante a inauguração, teve início a 2ª fase do Programa de Recuperação de Crédito 1.000, cujo objetivo é renegociar as dívidas de moradores de Conjuntos Habitacionais, começando pela COHAB Cidade Tiradentes. Os débitos poderão ser parcelados em até 25 anos, com parcelas que variam de R$ 97 a R$ 186. Há desconto de 15% para quitação à vista.


Em Cidade Tiradentes, estão concentrados mais de 50% dos inadimplentes da COHAB. São cerca de 42 mil mutuários inadimplentes do total de 160 mil unidades financiadas pela Companhia.

Criado em maio de 2008, o Programa foi aperfeiçoado para se adequar à realidade financeira dos mutuários: por causa do longo período de inadimplência, sobre o qual recai multa e juros, o saldo devedor desses apartamentos chegava a ser cinco vezes o valor do próprio imóvel. A solução encontrada foi substituir o contrato original por um novo.


Os moradores devedores que não sejam os mutuários originais e não possuam documento de propriedade podem saldar as dívidas, regularizar sua situação e ter o imóvel em seu nome.








O Parque está preparado para a inauguração?



O Parque da Consciência Negra parecia que ia casar, todo mundo muito preocupado com os detalhes para que tudo estivesse na mais perfeita ordem no dia de sua inauguração.







O Cerimonial da prefeitura, assessoria de imprensa, técnicos, engenheiros, empresas, tudo sendo checado.

As equipes percorreram todos os espaços  e definiram onde iam ser plantadas as árvores ganhas pelo parque,  a Gameleira  e o Baobá que será a árvore símbolo do PARCONE.  .

E a Consciência, como é que fica?

Seria bom que todos lessem o artigo depois deste, sobre o que é CONSCIÊNCIA.
"Bota a mão na cabeça", seria o modo "popular" de pedir que alguém pense, que forme juízo sobre suas idéias e, ou atos.
Os "sem noção" como também são chamados os inconsciêntes, estavam soltos no Dia da Consciência Negra em Cidade Tiradentes.
Eram vários grupos, os com e os sem razão, os que estão à favor e os que estão contra, os informados, os desinformados e os que não estão nem aí. Tem até os que não sabem o que está acontecendo e os que sabem e fingem que não sabem. O grupo que mais se fez notar era os dos puxa-sacos, um horror essa parcela degradante da população, pois só pensam em si e os outros que se ferrem.
Isso tudo faz parte de uma sociedade.
Ainda bem que o grupo maior e dominante era aquele que foi beneficiado e que estava assistindo a tudo com o desejo que acabasse logo e deixassem seu parque em paz. Estes eram os moradores vizinhos do Parque da Consciência Negra, os que sempre lutaram por essa conquista e que por direito são os donos. Eles sabem e tem plena consciência que o parque é deles. O resto é balela.
"Eu criei, eu idealizei, eu passei por aqui algumas vezes, eu sou o dono, eu plantei uma árvore, eu nadei aqui quando criança, estou aqui há 24 anos, eu escrevi o projeto, eu isso eu aquilo". E todos se achavam no direito de serem homenageados, queriam aparecer, talvez ganhar algum. E tem a política...

Assim é Cidade Tiradentes. É assim que é.
"Zumbi é o Senhor das Demandas"

DIA DE ZUMBI DOS PALMARES

Consciência uma palavra bonita, abstrata que está em nossas entranhas, em nossos pensamentos e no nosso modo de agir. Derivada do latim. Conscientia, na filosofia representa o atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração. Pode ser considerada como o conhecimento desse atributo; a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; o conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica ou física; o conhecimento, noção, idéia; o cuidado com que se executa um trabalho se cumpre um dever; senso de responsabilidade; honradez, retidão, probidade. (Artigonal)


O dia da consciência negra toma proporções gigantescas e até merecida. Essa data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à escravidão. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi inaugurado no estado de Alagoas. A ministra Matilde Ribeiro afirma que a comemoração marca a luta que vem desde os tempos da escravidão. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cidade Tiradentes ganha Parque no Dia da Consciência Negra



Cidade Tiradentes ganha Parque no Dia da Consciência Negra


do portal da prefeitura:

Parque da Consciência Negra será inaugurado nesta sexta-feira (20/11), em homenagem à população local, formada em boa parte por descendentes de africanos. A inauguração contará com dança afro e exposição de máscaras, confeccionadas com argila do parque.


No próximo dia 20 de novembro, os moradores de Cidade Tiradentes ganham um presente: o Parque Municipal da Consciência Negra. O nome é uma homenagem à população local, formada em boa parte por descendentes de africanos.

A inauguração do parque contará com roda de capoeira, grupo musical De Frente Pro Matagal com percussão de tambores, Grupo Kajila de dança afro e exposição de máscaras afro, confeccionadas com argila do parque. A programação terá início às 9h30.

O novo parque está localizado a 200 metros da nascente do córrego Itaquera, que cruza sua área ainda preservada e tem mais de 162 mil m². No local já existia uma mata de reflorestamento e uma pequena parte de Mata Atlântica preservada. O projeto reforçou o verde com buritizal, urucum, espada de São Jorge, guariroba e outras espécies que remetem a cultura africana.

No Parque foram construídos quiosques, uma ciclovia de 600 metros, pista para caminhada e um grande terreiro para prática de capoeira, danças e apresentações culturais. Futuramente serão colocados em vários pontos do parque totens com informações sobre grandes personagens brasileiros afrodescendentes, como Castro Alves e Teodoro Sampaio.

Na cerimônia de entrega haverá plantio de Baobá, árvore de origem africana de grande longevidade com aspecto curioso, mais freqüente no nordeste do Brasil, e também de Gameleira da região amazônica, também encontrada no Triângulo Mineiro e Sul de Goiás e usada para a confecção de gamelas e recipientes.

Serviço

Inauguração Parque Municipal da Consciência Negra
Dia: 20 de novembro
Horário: 9h30
Endereço: Rua José Francisco Brandão, 330, Cidade Tiradentes


Kassab inaugura o PARQUE DA CONSCIÊNCIA NEGRA E ENTREGA ESCRITURAS DA COHAB

Kassab entregará escrituras para moradores da Cidade Tiradentes como parte do Programa COHAB 1000
Nesta Sexta a partir das 9:00hs haverá a inauguração do parque e a entrega das escrituras.

"De frente pro Matagal" é nome de grupo que irá fazer a apresentação para a inauguração; Ronaldo Costa tem como parceiros crianças de 7 à 10 anos que aprendem a tocar os instrumentos com ele em seu espaço no entorno do Parque. Este é um serviço prestado há anos pelo Ronaldo para as crianças que não pagam nada por isso. É um trabalho feito com muito carinho e dedicação, pois o Ronaldo tem como alunos também pessoas idosas e deficientes, sem nenhum tipo de convênio, que aliás não é intenção dele.
Vale a pena vir conferir esta apresentação com composições próprias regueiras do Ronaldo, que terá como convidado o grupo de rap "Fator Ético" e no final os tambores da AEMA irão se juntar a percussão dos De Frente pro Matagal  num batuque africano em homenagem a Zumbi dos Palmares. E tudo acabará em CAPOEIRA e a homenagem ao Mestre Antônio que desde o início da Cohab tem formado muitos capoeiristas.
Vamos conferir?
Olha eles de frente pro matagal.

Franilson do Fator Ético, muitos anos de estrada.
Se tudo correr bem os grupos locais vão continuar o show com suas apresentações, depende do que o Ozziel da subprefeitura conseguiu de equipamentos para o evento.Teremos então o Calixto com o seu Estilo Natural com a rapaziada do MH²O e também o Samba Rock do Roger que vc encontra no youtube.

na foto  o Ozziel ( de óculos escuros e em forma) com sua equipe, mais Cutrim e o gordinho EU no Parque da Consciência Negra

Eventos marcam Dia da Consciência Negra, em São Paulo

Secretaria de Cultura promove shows e apresentações em vários locais
Para comemorar o Dia da Consciência Negra, na próxima sexta-feira, 20 de novembro, uma série de eventos será realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, de São Paulo, incluindo palestras, exposições e shows de música, por exemplo:
Show na Praça da Sé, em São Paulo
Pinacoteca do Estado, em São Paulo
MIS (Museu da Imagem e do Som, em São Paulo
Museu Afro, em São Paulo
Museu da Casa Brasileira, em São Paulo
Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo
Casa das Rosas
Museu do Futebol, em São Paulo
Museu do Café, em Santos
Para informações completas é só clicar no link  no topo desta postagem.

MAIS UM GOLPE NA INTERNET - nunca clique

Se você receber um email deste tipo apague, nunca saia nessa de "clique aqui", assim você evita de perder seus dados e adquirir vírus.
Olhe o que recebi abaixo:

Problemas com sua conta.
Prezado usuário,
Houve uma denuncia contra o seu profille alegando usar dados ilegais e sua conta serábanida em 48h por motivos de irregularidade.
Você está utilizando dados não autorizados. Para que sua conta não seja excluida do sistema, Clique aqui e siga as instruções no SAC.

Atenção: Seu prazo para regularização é de 72h.

Atenciosamente
Orkut.com

SEC comemora Dia da Consciência Negra com atrações em São Paulo


No dia 20 de novembro, um palco montado na Praça da Sé, centro da capital paulista, recebe as comemorações do Dia da Consciência Negra. As atividades começam às 9h e seguem até as 20h. Entre os destaques da programação, shows de Elza Soares, Luiz Melodia e Quinteto em Branco e Preto.
As festividades começam no interior da Catedral da Sé, com apresentação do Coral da Família Alcântara, às 10h, seguida de Missa afro-brasileira com a participação do Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a presença de oito Congadas de São Paulo e de Minas Gerais.
Após a missa, o Mestre de Cerimônia Max B.O e os atores Eduardo Silva e Mafalda Pequenino chamam, ao palco principal, o bloco afro Ilê Aiyê e as 10 rainhas da Noite da Beleza Negra. Às 14h, é a vez do rapper paulista Kamau convidar o rapper GOG e o DJ King para assumir as pick ups e embalar o público ao som de muito hip-hop. Às 15h30, a DJ Vivian Marques traz hits do Funk dos anos de 1970/80 e um pouco de Soul.
Na sequência, às 16h, entram em cena o Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Germano Mathias e Murilão, para uma homenagem à velha guarda do samba paulista. No repertório, clássicos como Lua Nova, Mãe África e Praça 14 Bis. Às 18h, Luiz Melodia e banda sobem ao palco trazendo sucessos como Fadas, Diz Que Fui Por Aí, Farrapo Humano, Pérola Negra, Magrelinha, Negro Gato e Codinome Beija-Flor. Para fechar a noite, às 20h, Elza Soares e o saxofonista Thiago França fazem o show de encerramento.
Confira a programação completa:
9h às 9h45 – Cortejo das Congadas e entrada na Catedral da Sé
10h  - Catedral da Sé – Coral Família Alcântara (MG)
11h  - Missa Catedral da Sé – Ritualístico afro-brasileiro, integrada por grupos de moçambiques e congadas;
Coral da Osesp – Entoando a Missa Afro-Brasileira (de batuque e acalanto) do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca.
12h – Palco da Praça da Sé – ILÊ AIYÊ – A Noite da Beleza Negra
14h – Momento Hip-Hop – Kamau convida GOG e DJ King
15h30 - DJ Vivian Marques
16h - Momento Samba – Quinteto em Branco e Preto convida Dona Inah (SP), Germano Mathias (SP) e Murilão (RJ)
17h30 – DJ Vivian Marques
18h – Momento MPB – Luiz Melodia e Banda
DJ Tony Hits (Samba-Rock)
20h – Palco – Elza Soares e Banda convida o saxofonista Thiago França

Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias
Secretaria de Estado da Cultura
Governo de São Paulo

SABESP conclui obra no PARQUE DA CONSCIÊNCIA NEGRA

clique nesta foto da Marta Amélia que é Coordenadora  Participação Comunitária  para ver o início das obrasClique nesta foto para ver a conclusão das obras.


As obras de assentamento de Rede Coletora de Esgotos, aproximadamente 1000m de tubo de Ø 300 mm, para retirar o despejo na nascente do Córrego Itaquera, terminaram, contando com 3 frentes de serviços e 1 de topografia (MLED.1). Com esta medida deixará de ser lançado no Parque aproximadamente 5000m³/mês de esgoto.

O Parque da Consciência Negra onde está situada esta nascente será

inaugurado no dia 20, 21 e 22 de Novembro de 2009

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?