sábado, 21 de novembro de 2009

Telecentro SOASE





Finalmente inaugurado e com a presença do Secretário de Participação e Parceria Ricardo Montoro.
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria da Inclusão Digital inaugura mais um Telecentros na Zona Leste.


Voltados para as comunidades carentes, os Telecentros disponibilizam, todos os dias, cursos técnicos e oficinas profissionalizantes que visam à inclusão social dos usuários através do acesso aos computadores.
O Programa Telecentros, é o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade. Hoje são 320 unidades funcionando na cidade.
O Programa integra a política de inclusão digital da Prefeitura e tem se revelado um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores com software livre e acesso à internet. Atualmente são 1,7 milh de usuários cadastrados.
Além dos cursos básicos de informática e das oficinas especiais, como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental, outros cursos podem ser desenvolvidos nas unidades. “O que determina a escolha do curso é o perfil do usuário. Temos ações distintas em cada uma das nossas unidades. Isso faz com que estejamos mais perto dos anseios da população, atendendo as suas reivindicações e promovendo a inclusão social”, afirma o Secretário.




Alguns alunos do Telecentro já receberam certificados e, segundo Djair até conseguiram emprego por conta dele.

No dia 20, o primeiro espaço a ser entregue, às 9h, foi o Telecentro SOASE, uma unidade em convênio com a Associação Beneficente, Cultural e Social da Cidade, localizado à Rua dos Texteis, 1361, na Cidade Tiradentes. Este, já atende por dia mais de 170 usuários e ao todo, já estão 1.087 cadastrados. Com esta unidade, a região de Cidade Tiradentes contará com 13 já instaladas, e são elas: Telecentro CEU Água Azul, Telecentro CEU Inácio Monteiro, Telecentro Cidade Tiradentes, Telecentro Gráficos, Telecentro Bravas Guerreiras, Telecentro Canário Esporte Clube, Telecentro Castro Alves, Telecentro Fórum dos Mutirões, Telecentro Sabor da Vitória, Telecentro Acessa Ação Tiradentes, Telecentro Acessa Ametro e Telecentro Luz e Vida.
Gincana Educativa
terceiro novo projeto em curso nos Telecentros é a Gincana Cultural Teleclube 2009, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos freqüentadores sobre diversas questões de maneira lúdica. Para participar, os freqüentadores dos telecentros devem se cadastrar e responder a uma série de perguntas, que são disponibilizadas, diariamente e também, em forma de bônus. A cada resposta certa, acumulam-se pontos. Além de computadores aos cinco participantes com maior pontuação, o Teleclube entrega “prêmios menores” – como pen drive -, para incentivar a participação e valorar o conhecimento. A gincana tem duração até o dia 15 de dezembro, com cinco perguntas por dia e 14 perguntas bônus aos ingressantes tardios, o que permite aos que entrarem depois que continuem na disputa.

Luiz Roberto Cutrim, Ricardo Montoro e Djair Martiniano o presidente da SOASE
Plantio de mil árvores
Com a proposta de neutralizar as emissões de gás carbônico das atividades do Telecentro, minimizando o impacto das ações humanas no ambiente, a Secretaria de Participação e Parceria vai plantar mil mudas de árvores nativas no Parque Ecológico Tietê, no dia 17 de dezembro, quando acontecerá, no mesmo local a premiação da gincana educativa
 Digital
Os Telecentros são postos de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo voltados à população carente. Disponibilizam diariamente cursos técnicos e oficinas profissionalizantes que visam inclusão social dos usuários através do acesso aos computadores. Trata-se do maior programa de inclusão digital do mundo, com 320 unidades na cidade de São Paulo e 1,7 milhão de usuários cadastrados. Além dos cursos básicos de informática e das oficinas especiais - como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental -, outros cursos são desenvolvidos. Há uma grade básica que atende a todos os telecentros, mas também ações distintas em cada unidade, determinadas pelo perfil dos usuários.
Telecentro Soase, Av. dos Texteis, 1361 - Conjunto Habitacional Santa Etelvina - fone: 2285-0008




Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?