sexta-feira, 3 de setembro de 2010

José Candido defende o movimento hip-hop na Assembleia


José Candido defende o movimento hip-hop na Assembleia
Foto: Adriano Lima
Sessão da Assembleia Legislativa teve apresentações de Thaide e outros rappers
O deputado estadual José Candido participou, na noite de terça-feira (24/8), de um momento histórico para o movimento hip-hop brasileiro. Convocada inicialmente para questionar e repudiar a exclusão do “Manos e Minas” da grade de programação da TV Cultura, a audiência realizada no auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa, acabou se transformando em comemoração. Motivo: horas antes, um comunicado da emissora anunciou que o programa de hip-hop voltará a ser exibido.
O fim do programa foi anunciado de forma repentina, no início deste mês, gerando a reação indignada de diversos artistas, jornalistas, apreciadores de hip-hop e simpatizantes. Abaixo-assinados, protestos em eventos e reivindicações pela internet se proliferaram e, logo, a discussão chegou à esfera política. O primeiro a se manifestar foi o senador Eduardo Suplicy, que usou a tribuna do Senado para pedir a volta do “Manos e Minas” à programação.
A audiência de terça-feira foi convocada pelo deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL-SP), e também discutiu o risco de ocorrerem demissões em massa na TV Cultura. Para tanto, também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Jornalistas e do Sindicato dos Radialistas.
Defensor da cultura afrobrasileira, da igualdade racial e de políticas culturais que contemplem a juventude, José Candido também se colocou à disposição do movimento hip-hop. "Sou a favor do ‘Manos e Minas’ por três motivos. Primeiro, porque sou negro e sempre defendi o povo afrobrasileiro e sua cultura. Segundo, porque presido a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e os trabalhadores da TV Cultura não podem ser enxotados desta forma de seus empregos. Terceiro, porque gosto do hip-hop, que é a verdadeira expressão da juventude, principalmente a periférica”, explicou.
>> Clique aqui e veja a galeria de fotos da audiência com o movimento hip-hop
Na audiência de terça-feira na Assembleia, o deputado esteve lado a lado com a equipe de produção do programa televisivo e ícones do hip-hop de São Paulo, como os rappers Thaide, Max B.O., Kamau e NeguEdmundo, entre outros. A sessão foi marcada pela descontração, com os rappers cantando algumas de suas músicas em comemoração à continuidade do programa “Manos e Minas”.
“Estou inteiramente à disposição do hip-hop. Sempre que o movimento precisar, pode contar comigo”, finalizou José Candido, que se definiu como o ‘mano véio’ do movimento e foi bastante aplaudido pelo público presente.
>> Leia também: Apoio de José Candido ao hip-hop é destaque na imprensa

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?