quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Medeiros defende grande PAC para a qualificação profissional


Medeiros defende grande PAC para a qualificação profissional


Após fundar a Força Sindical, Luiz Antônio de Medeiros implantou a qualificação profissional em massa para os trabalhadores. Isso lá pelo ano de 1997, tornando-se um dos pioneiros nessa atividade. Hoje, com a economia bombando no governo Lula, ele defende a criação de um grande PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) em escala nacional para fazer frente aos gargalos de mão de obra especializada.
Também pudera. A construção civil – só para citar a área talvez com maior carência - tem 60 mil vagas em aberto e não encontra profissionais com formação adequada para exercer as funções de pedreiro, eletricista, carpinteiro, decorador, pintor, gesseiro, engenheiro e mestre de obras. E olhe só: um mestre de obra, com boa experiência e cursos técnicos, por exemplo, pode ganhar, acreditem, até R$ 20 mi mensais, segundo sindicato do setor. Pedreiros e eletrecistas, com cinco anos de experiência, faturam facilmente de R 3.000,00 a R$ 3.500,00.
E agora com a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o mercado de trabalho na construção civil vai crescer ainda mais, pois nada menos do que 12 estádios serão construídos ou reformados. Isso quer dizer que a mão de obra na área vai ficar ainda mais escassa se não forem tomadas medidas rapidamente. E a qualificação profissional é a principal delas.
Diversas instituições, financiadas pelo governo federal, oferecem vários cursos gratuitos para quem quer trabalhar na construção civil. Cerca de 200 lojas de material de construção, localizadas em quase todos os estados do País, também fazem isso.
Mas Medeiros defende que as universidades, públicas e privadas, entrem no processo na qualificação de mão de obra, através de um PAC especial para isso, o mais rapidamente possível.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?