domingo, 21 de novembro de 2010

Cineastas Indigenas - Um outro Olhar

Projeto Vídeo nas Aldeias lançou uma caixa com 5 DVDs para ser distribuída gratuitamente para escolas de ensino médio. A coletânea, “Cineastas indígenas: um outro olhar”, conta com 20 filmes, a maioria curtas-metragens, e um Guia para o Professor e Aluno, com 75 páginas coloridas de excelente conteúdo.
3 mil escolas que se comprometerem a utilizar o material em sala de aula, atingindo o maior número possível de pessoas, irão receber a caixa. Com o kit as escolas terão maiores condições de cumprir com as leis 11.645 e 10.639, que incluem no currículo oficial escolar a obrigatoriedade do estudo das Histórias e Culturas Indígenas (ver Página de Documentosdo Mirakatu).
O material sugere tópicos de debate e fornece subsídio teórico para os professores abordarem a temática com propriedade, desmistificando preconceitos e apresentando a complexidade e atualidade da questão indígena de forma clara e precisa. O Projeto criou também um forum permanente na internet através do qual os professores e alunos poderão debater suas idéias diretamente com os índios cineastas conectados à rede direto de suas aldeias.
O Vídeo nas Aldeias também produziu, já há alguns anos, a série Índios no Brasil para a TV Escola com 10 capítulos de 18 minutos cada. A série está disponível no Portal do Professor do Ministério da Educação.
Aqueles que quiserem comprar a caixa “Cineastas indígenas: um outro olhar” podem adquiri-la nas lojas da Livraria Cultura por R$96,80. Os DVDs também são vendidos separadamente por cerca de R$35,00 cada.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?