quarta-feira, 23 de março de 2011

Proteção para Cães e Gatos - PROBEM


Inaugurado em 1973, o Centro de Controle de Zoonoses do Município de São Paulo (CCZ-SP), foi criado com objetivo de controlar a raiva e outras doenças e infecções naturalmente transmissíveis entre animais e o homem.


Historicamente, o CCZ tem sido pioneiro na implantação de programas, protocolos e técnicas, na sua área de atuação, alinhados às necessidades de cada época, aos novos tempos, às novas doenças.



Hoje, o CCZ é Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbanas, credenciado pelo Ministério da Saúde desde 1985, passa a assessorar e oferecer treinamentos aos demais centros de controle de zoonoses do país. Foi designado pela Organização Mundial de Saúde como Centro Colaborador para Treinamento e Pesquisa em sua área de atividade.

Integrantes da reunião ocorrida dia 15 de março na Zoonose Cidade Tiradentes, onde fui colher informações para saber o que está sendo feito para proteção dos cães e gatos que fazem parte de nossas famílias. 
Na foto acima, a partir da direita,  as Patrícias bióloga e veterinária e de vermelho a Márcia supervisora, todas fazem parte da Zoonose. Depois a Valdete, a Ana e a Salomé da ONG Patas & Bigodes, na ponta a Elisa que é veterinária da subprefeitura Cidade Tiradentes, aliás o subprefeito Regis Salgado havia me indicado que a procurasse, e por fim nesta foto a Verônica e Andréia que representam a saúde do Santa Marcelina..

Como a cada 10 familias 7 tem animais em casa, estamos na luta para que em cada subprefeitura seja implantada no PROBEM a Unidade de Saúde Animal, não só castração e vacinação.Direito a Saúde.

Na Cidade Tiradentes a Subprefeitura está implantando p Programa de Proteção e Bem Estar de Cães e Gatos - PROBEM  e cria o Núcleo de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos.

A Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente se uniram para criar o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (PROBEM), que tem o objetivo de reduzir o número de animais abandonados da cidade de São Paulo.

O PROBEM foi desenvolvido para conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais. Assim, vamos reduzir o número de bichos abandonados nas ruas. O programa apresenta os cães e gatos que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses e disponibiliza os animais para a adoção.

Mas não são apenas os cães e gatos abandonados que são protegidos pelo PROBEM, também há  uma preocupação em manter os laços entre donos e bichos de estimação. Para isso, criou-se uma área para animais achados e perdidos, uma maneira prática de ajudar animais e donos a se reencontrarem.
São atitudes simples. Se todos colaborarem, vão fazer muita diferença

O objetivo é acolher e cuidar da adoção dos animais - o que antes era realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses. Dessa forma, os bichos têm um lugar feito especialmente para eles e o CZZ ficará responsável somente pelo controle de doenças transmitidas pelos animais.

Para acabar com o ciclo de abandono e reprodução descontrolada dos animais, o PROBEM pretende passar das atuais 41 mil esterilizações por ano para 100 mil anuais. E claro, para ajudar a fazer isso tudo dar certo, serão contratados 80 veterinários e 67 biólogos que atuarão no controle de doenças e cuidados com os animais.
Fonte: VEJA AS INFORMAÇÕES E DICAS NO LINK Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?