sexta-feira, 13 de maio de 2011

CINE-CULT-CLASSIC: O PLANETA SELVAGEM - 1973 - RÈNE LALOUX

CINE-CULT-CLASSIC: O PLANETA SELVAGEM - 1973 - RÈNE LALOUX: "O PLANETA SELVAGEM 1973 RÈNE LALOUX SINOPSE: O Planeta Selvagem, animação da França e da Tchecoslováquia, foi a grande vencedora do ..."


O PLANETA SELVAGEM - 1973 - RÈNE LALOUX


Dia 20 no CINE OLIDO 

av. São João, 17 hs e 19.30hs. ingresso R$ 1,00

O PLANETA SELVAGEM
1973
RÈNE LALOUX


SINOPSE:
O Planeta Selvagem, animação da França e da Tchecoslováquia, foi a grande vencedora do Festival de Cannes de 1973. O filme pode ser entendido como uma metáfora surrealista da ocupação russa na Tchecoslováquia. No planeta Yagam, vivem humanóides chamados de Oms onde são ou escravos ou feitos de animais de estimação. Terr, um dos Oms acaba por receber educação e se revolta contra os gigantes Draggs, até então os que mandavam no planeta. Dirigido por René Laloux, morto ano passado e responsável por outras animações como “Os Mestres do Tempo” e “Gandahar”, todos de ficção cientifica, “O Planeta Selvagem” é seu melhor filme, um clássico cult da animação.






SOBRE:
Numa época onde reina a animação tridimensional criada em computadores, é refrescante assistir um filme quase artesanal como O Planeta Selvagem, longa-metragem tcheco-francês dirigido em 1973 pelo estreante René Laloux (que mais tarde faria Les Maîtres du Temps), e agraciado com o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes daquele mesmo ano.


Num planeta chamado Ygam, vivem os Draags, raça de gigantes azuis de mais de dez metros de altura. Seres humanos, resgatados de uma Terra devastada, servem de animais de estimação para as crianças Draag. O Planeta Selvagem conta a história do humano Terr, e através dele vamos descobrindo a civilização ao mesmo tempo estranha e familiar do povo Draag. O planeta selvagem do título é um satélite de Ygam, para onde viaja a consciência dos Draags durante a meditação, uma atividade sagrada para eles. Lá acontece um fenômeno mágico fora do alcance e da compreensão dos humanos - até que Terr e sua tribo, ao final da história, descobrem o segredo e o usam como arma de libertação.


Baseado num romance de Stefan Wul, Oms en Série, o filme apresenta uma animação simples e pouco fluida, mas com desenhos de sombreados detalhados e backgrounds imaginativos. Uma planta sádica que mata passarinhos só por diversão e um tamanduá voador que come humanos em vez de formigas são somente dois exemplos entre muitos numa flora e fauna alienígena divertida e desconcertante.


Stefen Wul (pseudônimo do dentista e escritor francês Pierre Pairault) escreveu vários livros de sucesso no gênero da ficção-científica, entre eles Niurk, sobre um mundo submerso, e Le Temple du Passé, sobre um alienígena humanóide que é engolido por uma baleia na Terra e mais tarde resgatado por gente que acredita ter encontrado um sobrevivente da Atlântida. Mas sua obra só ganhou grande repercussão graças à versão animada de O Planeta Selvagem (nos EUA, o filme chamou-se Fantastic Planet).


A ficção-científica é aqui muito mais ficção que científica, e as maravilhas tecnológicas dos Draags não são explicadas e passam por vezes para o terreno da fantasia. A narrativa de O Planeta Selvagem é simples, quase em tom de fábula. Pouco a pouco, vamos descobrindo que por trás da estranheza do cenário e da civilização alienígena, temos seres com as mesmas paixões e as mesma fraquezas que nós. Os Draags são tão humanos em seu comportamento quanto seus humaninhos de estimação. E no conflito entre dominadores e dominados, O Planeta Selvagem mostra que os pequenos sempre podem vencer os grandes. Ao menos nas telas dos cinemas.Por:Nemo Nox


ELENCO / VOZES:
Jennifer Drake
Eric Baugin
Jean Topart
Jean Valmont
Sylvie Lenoir
Michèle Chahan
Yves Barsacq
Hubert de Lapparent
Gérard Hernandez
Claude Joseph
Philippe Ogouz
Jacques Ruisseau


FICHA:


Título Original: La planète sauvage
País De Origem: França
Ano De Lançamento: 1973
Gênero: Animação / Ficção científica
Duração: 1h 12Min
Idioma: Francês


DADOS DO ARQUIVO:


Qualidade: DVDRip
Áudio: Dual Áudio (Original Francês e Inglês)
Formato: AVI
Tamanho: 700 MB
Legenda: Português/BR (Separadas)- contém hardsubs embutidos em inglês
Servidor: Megaupload


LINKS PARA DOWNLOAD:


1- http://www.megaupload.com/?d=BBSBUJ5C
2- http://www.megaupload.com/?d=NHYQTE83
3- http://www.megaupload.com/?d=49SVSKZ3
4- http://www.megaupload.com/?d=4D26U8MS
5- http://www.megaupload.com/?d=JDZFB0EI
6- http://www.megaupload.com/?d=OZ2RJXAY

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?