domingo, 8 de maio de 2011

CINEMA DA BOCA: MOSTRA FRANCISCO CAVALCANTI NO CINE OLIDO

CINEMA DA BOCA: FRANCISCO CAVALCANTI
DE 10 A 19 DE MAIO
IDADE RECOMENDADA: 16 ANOS
INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA-ENTRADA)
CINE OLIDO fone (11) 3397-0000 / 3397-0163
Av. São João, 473
Francisco de Almeida Cavalcanti ou apenas Chico Cavalcanti, como prefere ser chamado, inaugura um espaço permanente de exibição no Cine Olido dedicado aos diretores da chamada Boca do Lixo, localizada na Rua do Triunfo, esquina com Rua Vitória. Era nesse endereço que circulavam David Cardoso, Tony Vieira e Jean Garret, Matilde Mastrangi, Helena Ramos, Aldine Muller, entre outros cineastas, atores e atrizes, executivos da Columbia, Paramount e Warner, além de cortesãs e trabalhadores dos mais diferentes ramos. Essa indústria cinematográfica marginal teve seu auge nos anos 70, com a lei de obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais e sua decadência no início dos anos 80, coincide com a agonia do regime militar. Foi nesse contexto que Chico Cavalcanti deu seus primeiros passos como diretor de cinema e tornou-se um dos seus grandes expoentes, inicialmente no gênero policial e d epois pornochanchada. Possui aproximadamente 40 filmes na carreira dentre os quais 13 serão exibidos na mostra “Cinema da Boca: Francisco Cavalcanti”, no Cine Olido no Centro da Cidade.
PADRE PEDRO E A REVOLTA DAS CRIANÇAS
(São Paulo, 1984, cor, 80’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Pedro de Lara, José Mojica Marins, Francisco Cavalcanti, Fernando Sanches
Padre Pedro, acompanhado de um carneiro e um bode, viaja por várias cidades para salvar igrejas ameaçadas por malfeitores. Num local dominado pelo diabólico milionário Rodrigo Napu, ele encontra seu grande desafio.

Dia 10/5, às 15h
Dia 14/5, às 17h

O PORÃO DAS CONDENADAS
(São Paulo, 1979, cor, 110’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Francisco Cavalcanti, Ruy Leal, Lírio Bertelli, Sônia Garcia
Contrariando a vontade paterna, Marta, moça de família rica, foge de casa para se casar com Soares, um camponês. Inconformados, seus irmãos decidem perseguí-la para evitar a união. Após cinco anos de busca, os irmãos conseguem localizá-la. Decididos a levar de volta a irmã, eles acabam matando Soares e ferindo gravemente Júlio, o pequeno filho do casal. Criado por José, irmão de Soares, Júlio torna-se exímio atirador e recebe a missão de vingar a morte do pai.

Dia 10/5, às 17h
Dia 14/4, às 15h


NOBUKO – UMA HISTÓRIA DE AMOR
(São Paulo, 2009, cor, 38’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Alessandra Abrantes, Guilherme Castro, Tatiana Dantas, Ednor Messias
Jovem ítalo-brasileiro apaixona-se por garota nipo-brasileira. A família da moça é conservadora em relação aos costumes nipônicos e tem dificuldades em aceitar o romance. O rapaz é simpático e galanteador e não mede esforços para conquistar a moça, sua família e torna-la sua esposa. Nobuko é uma pessoa atuante, excelente parceira apóia o marido nas suas decisões profissionais, mas sua saúde acaba fragilizada por causa de um câncer o que lhe leva à internação na UTI da qual recebe alta para retornar à sua casa somente mais uma quinzena e encontrar a morte.

AMOR IMORTAL
(São Paulo, 2001, cor, 70’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Fabrício Cavalcanti, Nuno Leal Maia, José Mojica Marins, Francisco di Franco
Trombadinhas realizam um assalto no qual Felisberto vai preso. Alguns anos depois, em liberdade, procura os seus companheiros, para obter a sua parte do dinheiro roubado. Ao encontrá-los, descobre que foi enganado por um dos membros da gangue. Vai atrás do mesmo para cobrar sua parte. Este o engana dizendo que entregara a grana, mas marca um encontro para matá-lo, assim como seus companheiros. Mas é salvo por uma mulher misteriosa, que acabará mudando o seu destino. Filme inspirado na doutrina de Alan Kardec.

Dia 10/5, às 19h – Após a sessão, bate-papo com o diretor.
Dia 15/5, às 15h
Dia 19/5, às 17h


HOMENS SEM TERRA
(São Paulo, 1997, cor, 90’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: João Amorim, Pedro de Lara, Castor Guerra, José Mojica Marins
Em 1916, João era apenas um jovem camponês, ajudando seu pai na lavoura, pois tinha que trabalhar bastante para pagar, à força, os impostos estipulados por Pedro, um coronel cruel e sanguinário. Este fica furioso quando descobre o romance de sua filha com o jovem camponês João. Ameaça de morte os pais de João, caso ele não dê um fim ao romance. Temendo pelo pior, João sai da cidade. Anos depois, descobre que seus pais foram assassinados a mando do coronel por não pagarem impostos. João, então, volta para se vingar do coronel e seus jagunços.

Dia 11/5, às 15h


OS INDIGENTES
(São Paulo, 1996, cor, 100’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Fabrício Cavalcanti, Pedro de Lara, José Mojica Marins, João Paulo
Rafael é um trabalhador, cujo salário não acompanha o alto custo de vida e se vê de repente despejado de sua casa. Deixa sua mulher e o filho Orlandinho na casa do cunhado e parte em busca de melhores condições financeiras. Após desavenças entre Orlandinho e seu tio, o garoto sai de casa, acompanhado pela mãe. Ignorando o paradeiro do pai, o rapaz e sua mãe se hospedam em hotéis de baixo nível, enquanto procuram emprego. Caindo em desespero, Orlandinho se inicia na vida de trombadinha e forma com outros menores um grupo organizado de assalto e prostituição.

Dia 11/5, às 17h
Dia 17/5, às 15h
Dia 19/5, às 19h30


A HORA DO MEDO
(São Paulo, 1986, cor, 78’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Marie Edelgunde Plautz, Alberto Karlinski, Ely Silva, Fabrício Cavalcanti
Albert é um homem mentalmente abalado, que vive com a mãe numa mansão sombria. Traumatizado na infância, quando testemunhou o sádico pai torturando a mãe durante o sexo, Albert cresceu incapaz de dissociar sexo e morte, assassinando brutalmente todas as mulheres que sua mãe traz para casa e enterrando as vítimas nos fundos da mansão.

Dia 12/5, às 15h
Dia 15/5, às 17h


INSTRUMENTO DA MÁFIA EM GOSTO DE PISTOLA (O CAFETÃO)
(São Paulo, 1988, cor, 86’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Ruy Leal, Francisco Cavalcanti, Dalma Ribas, Marthus Mathias
Bandido morre depois de pedir a um engraxate que tome conta de sua mala. Duas quadrilhas rivais procuram pela mala e chegam até o rapaz.

Dia 12/5, às 17h


HORAS FATAIS (CABEÇAS TROCADAS)
(São Paulo, 1986, cor, 92)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Francisco Cavalcanti, Turíbio Ruiz, José Mojica Marins, Henrique Guedes
Dois garotos ricos invadem a casa de Chico, um pacato cidadão, e violentam sua mulher e sua cunhada. Desiludido com a Justiça, ele quer vingança a qualquer custo.

Dia 12/5, às 19h30
Dia 17/5, às 17h
IVONE A RAINHA DO PECADO (UMA MULHER PROVOCANTE)
(São Paulo, 1983, cor, 90’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Francisco Cavalcanti, Dalma Ribas, Zilda Mayo, João Paulo
No final da década de 30, Nelsinho, garoto de sete anos, filho de Ivone, uma prostituta, é levado ao Juizado de Menores por faltar-lhe um lar decente. Percebendo que a vida em um Juizado de Menores não era muito melhor que a já vivida ao lado de sua mãe, o garoto elabora um plano e consegue fugir com dois coleguinhas internos. A partir disso, Ivone luta para saber o paradeiro do garoto.

Dia 13/5, às 15h
Dia 17/5, às 19h30


MUDANÇA DE IDENTIDADE (OS TARADOS)
(São Paulo, 1983, cor, 83’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Ilmara Moreno, Francisco Cavalcanti, Marly Machado, Ruy Leal
Aos sete anos de idade, Lauro, na fazenda em que mora, presencia o estupro da mãe, Teresa. O estuprador, Ferreira, casado e pai de uma filha, nutre desejos violentos por Teresa que o rejeita. Ferreira acidentalmente acaba matando-a. Assustado, foge mas esquece seu relógio. Já adulto, Lauro se encontra na cidade de São Paulo e traz nas mãos o relógio do estuprador e uma arma.
Dia 13/5, às 17h
Dia 18/5, às 15h
GLÓRIA DOS CANALHAS (VIOLENTADORES DE MENINAS VIRGENS)
(São Paulo, 1983, cor, 82’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Francisco Cavalcanti, Dalma Ribas, Ruy Leal, Suely Conti
Marcos, ex-cafetão, lidera uma quadrilha de raptores de meninas virgens, para servir a três clientes velhos e milionários, em São Paulo. As moças são raptadas, aprisionadas no porão de um sítio e, depois da 'lua-de-mel' com os velhotes, são assassinadas. A polícia não tem nenhuma pista dos assassinos e a notícia se espalha pelo resto do país, mobilizando a opinião pública.

Dia 13/5, às 19h30
Dia 18/5, às 17h
Dia 19/5, às 15h


ALMAS MARGINAIS (SEXO, SEXO E SEXO)
(São Paulo, 1984, cor, 76’)
Direção: Francisco Cavalcanti
Elenco: Roney Wanderley, Francisco Cavalcanti, Livi Bianco, Tatiana Dantas
Dois amigos inseparáveis conseguem emprego numa oficina mecânica. Um deles, viciado em drogas, acaba assassinando o patrão durante uma crise. Desempregados, eles passam a assaltar pessoas na rua. Mas é durante o roubo mais ousado de sua vida que a dupla enfrenta um verdadeiro desafio.

Dia 14/5, às 15h
Dia 18/5, às 19h30

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?