terça-feira, 13 de abril de 2010

II ENCONTRO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ E DOS FÓRUNS DE AGENDA 21 DA CIDADE DE SÃO PAULO



No dia 10 de abril, das 9h às 17h, aconteceu o II Encontro dos Conselhos de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) Regionais e Fóruns de Agenda 21 em São Paulo. O objetivo foi divulgar a interação feita pelos Fóruns de Agenda 21 Locais, através de trabalhos voltados para diversos setores da sociedade.
O CADES é promovido pela Prefeitura de São Paulo e será realizado na Câmara Municipal da cidade, no Palácio Anchieta, que fica no Viaduto Jacareí, número 100, em Bela Vista. 
Os Cades
Os Cades regionais foram criados em 2008 com o papel de  colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz, com propostas para o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), subprefeituras, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria Especial de Participação e Parceria e  Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Os órgãos também devem apoiar a implementação do Plano Diretor Estratégico e dos Planos Diretores Regionais e promover a participação social em todas as atividades das subprefeituras nas questões relacionadas ao meio ambiente, à promoção do desenvolvimento sustentável e à cultura de paz. São formados por oito representantes do poder Executivo e oito representantes eleitos entre os cidadãos maiores de 16 anos moradores da região da subprefeitura.

Agenda 21

Em 1992, a Agenda 21 foi assinada no Rio de Janeiro por 178 países. Ela discute a essência do que é desenvolvimento sustentável, o processo através do qual ele pode ser alcançado e as ferramentas de gerenciamento necessárias para alcançá-lo. Em seu Capítulo 28, exorta as autoridades locais a desenvolverem, até 1996, uma Agenda 21 Local.
A campanha da Agenda 21 Local foi criada para conceber planos de ação que, resolvendo problemas locais, se somarão para ajudar a alcançar resultados globais.
A Agenda 21 Local é um processo de desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento sustentável e de construção de parcerias entre autoridades locais e outros setores para implementá-las. A sua base é a criação de sistemas de gerenciamento que levem o futuro em consideração. Este gerenciamento deverá:
- integrar planejamento e políticas
- envolver todos os setores da comunidade
- focalizar resultados a longo prazo

Palestra: Um Olhar sobre a cidade real com o urbanista Nabil Bonduki, (foto), e o ausente José Police Neto.

Papeis e articulações dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Cultura de Paz., com os palestrantes:
Rubens Casado subprefeito da Mooca, 
Manoel Araújo subprefeito de Vila Mariana,
Helena Maria de Campos Magoso Coordenadora Geral do Departamento de Participação e Fomento às Políticas Públicas da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Também nesta palestra o Conselheiro do CADES Itaquera Luiz Carlos da Silva

WALTER TESCH Subprefeito de Parelheiros e Helena Magozo

Milton Roberto e a Conselheira Regina Chaves participaram deste dia de atividades
Penna vereador do Partido Verde esteve presente entre os palestrantes.

Apresentação do Grupo de Maracatú Ilê Aláfia da Associação Cristã de Moços de São Paulo - Centro de Desenvolvimento Comunitário Leide das Neves Jabaquara
Neste vídeo a Conselheira Regina Chaves mostra as ações para a criação do Parque da Consciência Negra, onde as ações são transversais e atinge todo o entorno do projeto,, CADES e Agenda21 - Adote uma árvore - Condomínio Verde, Curso Básico Ecologia são algumas das ações.

Veja este filme do site Encontro das Águas


Ache outros vídeos como este em DEFESA DAS ÁGUAS




O que é Agenda 21?
É um instrumento para construção de sociedade sustentáveis em diferentes bases geográficas que concilia métodos
de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Foi assinado por 179 países na Conferência das
Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, no Rio de Janeiro a Eco 92.
“Agenda 21 Local” é um processo que visa a sustentabilidade, contínua e de construção de parcerias e participação
dos três setores da sociedade, um instrumento de planejamento, uma metodologia, que leva em consideração os
aspectos socioeconômicos e culturais aliados à preservação ambiental e à melhoria da qualidade de vida para todos.


Algumas imagens: clique na imagem para fixar.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?