quinta-feira, 22 de julho de 2010

Projeto Eco Heliópolis é fonte de renda para a comunidade

05/2010 18h56

do portal da prefeitura




Texto: Patrícia Geiger - Foto: Cedeca Casa 10/Divulgação







Escadaria de maderia biosintética,derivada de plástico e madeira reciclada



Já está em estudo a implantação do projeto ONG Eco Vida Heliópolis, uma parceria da Sehab com a Cedeca Casa 10 (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do Ipiranga), que prevê a criação de uma usina de reciclagem de plásticos, madeiras, entulhos e sólidos recicláveis em geral; a implementação de Eco Caçambas em pontos estratégicos da comunidade, para receber os sólidos que irão para a usina de reciclagem, e a capacitação de jovens para atuarem junto aos moradores como agentes multiplicadores da importância da reciclagem e da entrega dos materiais nos postos de coleta.



Paulo Roberto Nunes Viana, presidente da Cedeca, fala que as experiências indicam ser muito mais vantajoso substituir o depósito irregular do entulho pela reciclagem. “O Eco Vida está em estudo há quatro anos. Foi pensado não somente como projeto de reciclagem, mas também como uma ação social capaz de envolver aproximadamente 50 adolescentes, entre 14 anos e 16 anos, para que façam o trabalho de conscientizarão no lugar onde vivem”, disse.





Calçamento com bloquetes compostos de areia resultante

entulho reciclado



Ele explica que todo o lixo sólido e reciclável depositado nas Eco Caçambas será destinado à usina de reciclagem, onde a matéria-prima produzida poderá ser utilizada na própria construção civil e na confecção de produtos como, por exemplo, móveis. “A ideia é que a própria comunidade seja beneficiada em todos os sentidos, já que é um projeto que gera renda, recursos, capacitação, além da consciência ambiental. Significa dignidade para todos os moradores”, afirma Paulinho, como é chamado na comunidade.



Na atual fase do projeto, Paulinho ressalta a importância da participação da iniciativa privada: “A empresa que contribuir com o projeto ganha na questão do apoio aos projetos sociais e de sustentabilidade, na missão de colaborar com o meio ambiente e também terá retorno com a geração de crédito de carbono”.

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?