SAÚDE DE QUALIDADE
O Ministério da Saúde vai liberar mais recursos para as Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs, 24h de diversas cidades brasileiras.
Elas receberão, anualmente, valores que variam de 1,2 milhão a 3,9 milhões de reais para qualificação e manutenção das unidades.
O ministério divulgou uma lista com as cidades que terão o sistema de UPAs qualificado. Estas unidades também receberão investimentos para que possam se qualificar.
As UPAs fazem parte do projeto do governo para desafogar o fluxo nos hospitais.
Atualmente, as 200 UPAs já construídas em todo o Brasil solucionam em média 97% dos casos. A meta do governo é construir mais 900 UPAs até o final do ano, com investimento de 2,7 bilhões de reais.
Com uma estrutura simples, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para uma Unidade Básica de Saúde, a UBS.
Entre 2010 e 2104, o ministério da Saúde mais que dobrou os recursos para as UBSs em todo País. Os investimentos passaram de 9,7 bilhões para 18,1 bilhões de reais, um aumento de 105%.
Lá, cerca de 80% dos casos são resolvidos, evitando internações hospitalares.
Este orçamento já viabilizou a construção de 1.446 novas unidades básicas em todo o País, a ampliação de 1.408 e a reforma de 2.086.
3.791 novas unidades já estão em construção, 3.912 ampliando e 2.811 reformando. O objetivo da Saúde é construir 3,4 mil UBS, reformar 9,6 mil e ampliar outras 11,1 mil.
Outra importante vitória da saúde pública brasileira são os mais de 13 mil profissionais do Mais Médicos, que já estão atuando em todo Brasil.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, tem destacado os diversos programas do governo federal para qualificar a estrutura e o atendimento nas unidades básicas de saúde.
“No campo da estrutura, o orçamento do Ministério da Saúde cresceu 1.070% nos últimos quatro anos. Além disso, com o Mais Médicos, nós conseguimos garantir equipes de saúde família completas em todos os cantos do Brasil”, afirmou Chioro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário