terça-feira, 30 de junho de 2009

Ambiências/Ambiances Cidade de São Paulo


O QUE A CIDADE ESTÁ FAZENDO PARA SE TRANSFORMAR
Um olhar para a Região Macro Leste

“Muito mais do que um espaço fechado, recortado por ruas e avenidas, construído com blocos de concreto e Lages de aço, a dominar todas as paisagens, a cidade é um território de relações no qual cada cidadão/cidadã busca satisfazer suas necessidades e realizar quereres (...), é uma realidade viva, pulsante. Ela é composta e compõe uma rede de fluxos de pessoas, mercadorias, matérias, energia em constante movimento”.

(Lopes, Pelas ruas da cidade: a construção do espaço urbano e da cidadania, pags.5-6).

O campo das ambiências Urbanas vem sendo desenvolvido no Brasil, em cooperação com a França, desde 2002. A noção de ambiência traz como contribuição a emancipação das perspectivas normativas demais em matéria de ambiente, fazendo valer a atividade do sujeito da percepção e o papel das práticas sociais na concepção sensível do espaço construídoAssim, a visão clássica que caracteriza um ambiente do ponto de vista puramente físico, substitui-se uma concepção aberta e interdisciplinar mais qualitativa, restituindo o direito da cidade à percepção sensível e a experiência estética, bem como a percepção dos seus riscos. Desta forma, as ciências humanas e sociais encontram seu lugar e articulam-se então as ciências para a concepção do espaço (arquitetura e urbanismo) e à engenharia.

Aprender a dinâmica das ambiências urbanas de uma cidade, espaço ou lugar, permite captar a qualidade de vida e a forma como os projetos de intervenção alteram a percepção da população e geram a transformação desta ambiência.


Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?