quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os Rs

1. Recicle embalagens de vidros, plásticos, latas e papéis sempre. Lave todos os recipientes.(papel só pode ser reciclado se não estiver contaminado por partículas orgânicas como restos de alimentos,fezes, urina, sangue, etc.).


2. Só compre aquilo que é realmente necessário, assim você não estimula a produção de coisas inúteis que vão virar lixo.


3. Não desperdice alimentos. Uma família de classe média joga fora, em média, 500g de alimentos por dia. Em 20 anos, essa perda equivale a 3.600 quilos enquanto milhares de pessoas morrem de fome.


4. Não adquira ou evite comprar objetos feitos com isopor, materiais não recicláveis. Evite os descartáveis. Quando for às compras, leve sua sacola.


5. Limpe o chão com uma vassoura ao invés de empurrar o lixo com a água. (avise os vizinhos). O planeta só tem 2,7% de água doce.


6. Nas viagens, não tire coisas da natureza (conchas, pedras) e nem deixe seus sinais (lixo, comida, restos). Apenas fotografe, não polua e nem destrua.


7. Não compre produtos produzidos às custas de trabalho infantil, ou de empresas não comprometidas com o meio ambiente.


8. Não utilize produtos testados em animais.


9. Não compre roupas ou acessórios feitos com peles de animais.


10. Não jogue óleo de cozinha usado na pia ou vaso. Coloque-o numa garrafa pet vazia (de refrigerante ou outra) e coloque no lixo reciclável.


11. Recolha o papel higiênico usado, separado e bem fechado.


12. Troque a válvula de descarga do vaso sanitário, por um vaso com caixa d´agua acoplada.


13. Lave e enxague a louça sem deixar a água escorrendo.


14. Escove os dentes usando um copo d’agua, ao invés de deixar a torneira aberta.


15. Reduza o tempo do banho, feche a água enquanto se ensaboa, não demore mais que 10 minutos no chuveiro.


16. Combine carona com os colegas de trabalho, da escola, com os vizinhos e amigos, evitando a poluição do ar com o uso de carros com apenas o motorista.


17. Adote uma dieta vegetariana. A agropecuária é uma das principais causas do aquecimento global pois é a maior responsável pelo desmatamento.


18. Ensine as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e o respeito aos animais.


19. Plante ao menos uma árvore.


20. Economize energia elétrica. Utilize lâmpadas fluorescentes compactas e eletrodomésticos com o selo Procel que consomem menos energia.

 

 

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?