quinta-feira, 4 de junho de 2009

CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM AGENDA 21 DE SÃO PAULO


1.      O Fórum Agenda 21 é um espaço de debate e reflexão onde se discute, trocam-se experiências e articulam-se ações com o objetivo de implementar a A21 no Município de São Paulo.

 

  1. O Fórum A21 é um espaço pluralista, diversificado, não-governamental, não confessional, não partidário, onde confluem pessoas físicas jurídicas, de direito público ou privado, representantes de ONGs, movimentos sociais, sindicatos, entidades de classe, redes, empresários, comunidades e governantes e parlamentares em caráter pessoal.

 

  1. O Fórum A21 promove a implementação e a conscientização de um consumo responsável para construir uma sociedade sustentável. Impulsiona-se uma nova cultura e educação para a sustentabilidade, estimulando a formação de comunidades socialmente justa e ecologicamente equilibradas que conservem entre si uma relação de inter dependência e diversidade.

 

  1. O Fórum A21 busca a igualdade, a não discriminação, a democracia real, o combate à pobreza, afirmando os princípios de paz e justiça para todas as comunidades. Sendo assim, o ideário do Fórum A21 contrapõe-se ao modelo sócio-econômico que impõe uma relação predatória entre produção, consumo e meio ambiente.

 

  1. O Fórum A21 orienta-se pelos princípios da Constituição Federal de 1988, da Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano (1972) e da Declaração Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992, Rio-92) e baseia-se no instrumento Agenda 21 Internacional aprovado eem14 de junho de1992 cujos programas, voltadas à sustentabilidade das relações entre a dimensão humana e natural do ambiente, precisam ser colocadas em pratica ao longo do século 21.

 

  1. O Fórum A21 pretende-se firmar como um espaço democrático para discussão sobre temas ligados aos documentos A21 e Carta da Terra. Os valores e princípios de sustentabilidade são enfocados na organização social, ambiental, educacional, empresarial, comercial, burocrática eficaz e política da cidade de São Paulo, com vistas ao atendimento da demanda por projetos e políticas publicas na cidade. Gerados com respeito à pluralidade do uso racional do espaço urbano e rural de forma ecologicamente sustentável, socialmente justa, politicamente democrática e economicamente viável.

 

  1. O Fórum A21 aspira construir-se como espaço permanente de discussão, de pesquisas, de alternativa que não se reduzam aos eventos que promove. Pretende incentivar e subsidiar as ações locais e regionais, e articular ações com os Municípios da região Metropolitana, colaborando para o intercambio de experiências e fortalecimento da divulgação de estudos e debates de conceitos para o desenvolvimento de programas de Ação local 21.

 

  1. O Fórum A21 não é institucional, não tem Carater deliberativo, não se constitui em instância de poder e nem como única alternativa de articulação e ação das entidades e movimentos que dele participem. Não autoriza qualquer pessoa falar em nome do Fórum, exceto através de indicação designada em plenária.

 

9. O Fórum A21 pretende propiciar, disseminar e manter uma cultura política de envolvimento comunitário, da atuação de partes interessadas, buscando a contribuição para tornar as nossas comunidades e cidades auto-sustentáveis.

 

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?