domingo, 5 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente no Parque da Consciência Negra

Estivemos hoje no Parque da Consciência Negra na Cidade Tiradentes com o intuito de reunir alguns visitantes para fazer uma conscientização ambiental neste dia Internacional do Meio Ambiente.
Nos deparamos com o novo gestor do parque Cauê inaugurando os equipamentos de ginástica que foram instalados  para os frequentadores acima de 16 anos  colocarem seus corpos em dia.
Milton Roberto é o Conselheiro do Meio Ambiente, Cultura de Paz e Desenvolvimento Sustentável da Cidade Tiradentes, Ronaldo Costa é músico multi-instrumentista, diretor do Centro Cultural DFrente Pro Matagal e um dos produtores do filme "Tiradentes City" de Clery Cunha.

O coordenador de Áreas Verdes da Secretaria Subprefeituras, André Graziano, viu aparelhos em Pequim como parte da preparação da cidade para a Olimpíada de 2007. “Nossa população está envelhecendo e as áreas verdes levam em conta apenas as crianças, não os idosos.” 

Equipamentos também foram instalados no Parque do Povo, no Itaim-Bibi, no Parque da Ciência, na Cidade Tiradentes, na Praça Victor Civita, em Pinheiros, e na Praça Esther Mesquita, em Higienópolis. A ideia das academias ao ar livre é bem recente e começou no segundo semestre do ano passado. O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussep) pretende levar a ideia para outros locais do Estado.


Saiba como usar corretamente os aparelhos de ginástica dos parques

Confira as dicas de um profissional e não corra o risco de ter lesões

Quem caminha, corre, ou simplesmente passa pelo Parque da Consciência Negra já pode notar que foram instalados, há alguns dias, equipamentos para ginástica. Os aparelhos podem ser usados gratuitamente e sem tempo determinado. Eles estão lá, disponíveis para quem não quer cair no sedentarismo. Os usuários aprovaram a novidade e acreditam que é importante para a saúde e bem-estar das pessoas. 
O que fazer antes do exercício? 
O exercício físico nunca deve ser feito em jejum. Antes de qualquer atividade física, o indivíduo deve estar alimentado para que suporte a carga que o exercício impõe. Segundo Vinicius, antes do exercício é aconselhável ingerir um alimento rico em carboidrato, como pão ou pão de queijo, para que a pessoa tenha uma reserva de energia suficiente no organismo. Este será o combustível principal nos primeiros 30 minutos de exercícios (exercício anaeróbico). Após este período, estas reservas estarão em níveis baixos, e o corpo buscará outro tipo de combustível para que se mantenha ativo, predominando, assim, a queima da gordura corporal (exercício aeróbico). 

Manter-se bem alimentado é imprescindível para quem busca fazer exercício de uma maneira saudável e sem riscos. A hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) é o quadro mais comum de um praticante que está em jejum. Ela provoca náusea, tontura e, em níveis mais críticos, convulsões. Fazer um exercício em jejum não ajudará a queimar gordura mais rápido. E não esqueça: mantenha-se sempre hidratado com muita água ou isotônicos e alongue-se. 
Estas são as dicas do  personal trainer Vinicius Sordi

ESQUI
O Esqui trabalha basicamente coxa e glúteo. A diferença desse aparelho para os encontrados nas academias é que este não tem flexão de joelho, o que faz com que o exercício fique concentrado na musculatura do quadril. É importante que o usuário saiba o que ele vai querer explorar do aparelho. Esse equipamento permite que sejam feitos exercícios de perna e braço. Se você utilizar a adaptação de braço e colocar a força na parte superior, estará trabalhando braços e costas e não perna. Se fizer o contrário, depositar mais força nas pernas, o efeito aparece no quadril e membros inferiores. 

Possíveis lesões: Se existir alguma pré-disposição à tendinite ou à bursite, o exercício pode agravar a situação. 

Esqui 
                     Errado                                      Certo
  
Rotação vertical 

O equipamento exercita mais a mobilização dos braços e ombros, não é um exercício de força. Para aqueles que já atingiram a melhor idade, o personal indica a prática da rotação vertical porque as dores articulares e a osteoporose, por exemplo, limitam a mobilização e o movimento faz com que as articulações sejam lubrificadas e que a temperatura do corpo se mantenha alta. O aparelho também serve para aquecimento, uma opção para antes de usar os aparelhos de braço e ombro. “A rotação vertical é indicada, também, para quem tem o ombro um pouco mais para frente, um ombro protuso, como nós chamamos. Dessa forma, libera-se um pouco mais a musculatura peitoral, que está encurtada, e ainda se fortalece a musculatura das costas. Para o uso correto do aparelho é preciso estar aproximo dele e manter flexionado os cotovelos”, completou o personal trainer. 

Possíveis lesões: Se os cotovelos ficarem esticados na hora de fazer o exercício, não tem escapatória, a pessoa vai ficar curvada, vai fazer uma força desnecessária e pode ter problemas de coluna. 

Rotação Vertical 
                    Errado                                      Certo

Abdominal (surf)

O aparelho trabalha basicamente a parte lateral do abdômen. Se, ao praticar o exercício, as pessoas sentirem dores no ciático ou tiverem dores nas costas é bom não fazê-lo, porque a tendência é forçar bastante a parte lateral da coluna. Lesões: Como a coluna fica totalmente instável, é possível que a postura traga lesões na coluna. Além disso, o exercício não é aconselhável para quem sofre da doença bico de papagaio.

Possíveis lesões: Como a coluna fica totalmente instável, é possível que a postura traga lesões na coluna. Além disso, o exercício não é aconselhável para quem sofre da doença bico de papagaio. 

 
                    Errado                                      Certo 

Um comentário:

wallgreen disse...

eu vim nesse dia , achei bem legal.

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?