segunda-feira, 6 de junho de 2011

Oficina online "Agroecologia"



Caro(a) Mobilizador(a),
Agroecologia e os benefícios para as comunidades e preservação do meio ambiente, sua importância para a recuperação de áreas degradadas e no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. Estas e outras questões serão discutidas nas duas edições da oficina online "Agroecologia", que acontecem, respectivamente, entre 27 de junho e 1º de julho, e 4 e 8 de julho.
A oficina terá como facilitador Joseilton Evangelista, técnico agrícola, graduando em Sociologia Rural, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e coordenador de Comunicação e Mobilização de Recursos da ONG Diaconia. 
As inscrições para a oficina podem ser feitas de 6 a 10 de junho. Para participar basta preencher o formulário abaixo e enviá-lo pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com. É preciso também estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar (www.mobilizadores.org.br) e clicar em "Inscreva-se". Os 100 primeiros inscritos participarão automaticamente da primeira edição da oficina; os demais, até o limite de 100, da segunda. 
Obs: Lembramos que o e-mail para inscrição na oficina deve ser o cadastrado no site Mobilizadores. Caso queira participar utilizando outro, acesse o link http://www.coepbrasil.org.br/acesso, e altere seu e-mail.
As duas edições da oficina estão sendo realizadas com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
Mais informações sobre a oficina ou sobre o Mobilizadores COEP podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352.
Se você  não é Mobilizador:
2 - clique no link "Inscreva-se" e faça seu cadastro;
3 - clique em "informações adicionais" para cadastrar outras informações como endereço, telefone, etc (importante para você participar dos nossos sorteios);
4 - envie nome completo para o e-mail treinamentogrupos@gmail.com
IMPORTANTE 
Local da oficina: Grupo Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza
Hora: a seu critério; pedimos, apenas, que seja lido o material disponibilizado e acessado o fórum para deixar seus comentários ou fazer suas perguntas.
Certificado: só receberá  o certificado da Rede Mobilizadores aquele que participar do minifórum de discussões, enviando perguntas e/ou comentários reflexivos sobre o material disponibilizado.
Número de vagas: limitado 

Contamos com sua participação!
Equipe Mobilizadores COEP


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 
 
NOME COMPLETO:
DATA DE NASCIMENTO: (dia / mês / ano)
NOME DA MÃE:
ENDEREÇO (informando rua, número da casa ou apartamento, bairro, CEP, cidade e estado)                                                                      
TELEFONE:
E-MAIL CADASTRADO NO SITE:  
OBS: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
2 de junho de 2011
Agroecologia é tema de oficina
online na Rede Mobilizadores
Agroecologia é o tema da oficina online que a Rede Mobilizadores promove em junho e julho. O facilitador será o técnico agrícola e coordenador da ONG Diaconia, Joseilton Evangelista. Serão realizadas duas edições da oficina: a primeira acontece de 27 de junho a 1º de julho e a segunda, de 4 a 8 de julho.
O objetivo é discutir a agroecologia, quais os valores e princípios que a regem; os benefícios da produção agroecológica para as comunidades envolvidas e para a preservação do meio ambiente; sua importância para a recuperação de áreas degradadas e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas; e as principais diferenças entre a agroecologia e a produção agrícola convencional.
No Brasil, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros vêm da agricultura familiar, que utiliza apenas cerca de 20% das terras agricultáveis do país. Para Joseilton, os números mostram que a agricultura familiar é extremamente eficiente. Mas alerta que é necessário difundir as práticas agroecológicas e divulgar para a sociedade seus benefícios, não só para as comunidades envolvidas, como também para o meio ambiente. Para ele, o grande desafio da produção agroecológica é conseguir produzir em larga escala.
"A produção agroecológica valoriza a diversidade, a biodiversidade. Ela se apresenta sob a ótica da segurança alimentar, respeita os recursos naturais e a preservação do meio ambiente, valoriza o saber local, utiliza o mínimo possível de recursos externos, preserva os recursos hídricos e a fertilidade do solo, emprega mão-de-obra no campo e faz os agricultores envolvidos se sentirem orgulhosos de seu trabalho. Além disso, possui um processo de produção diversificado e atua na busca do desenvolvimento sustentável", avalia Joseilton.
Para participar da oficina, é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessarwww.mobilizadores.org.br. e clicar em "Inscreva-se". É necessário ainda solicitar a ficha de inscrição, entre 6 e 10 de junho, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com.
As duas edições da oficina são realizadas com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mais informações sobre a oficina ou sobre a Rede Mobilizadores podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352, ou no sitewww.mobilizadores.org.br.
Fonte: Rede de Mobilizadores


Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?