terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CONPARES NO INSTITUTO PAULO KOBAYASHI - OFICINA REMANUFATURA DE COMPUTADORES

O fim do ano passado foi especial para os alunos da Oficina Remanufatura de Computadores ministrada pelo oficineiro do CONPARES (Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo), Milton Roberto no Instituto Paulo Kobayshi.

O Instituto Paulo Kobayashi iniciou seus trabalhos em agosto de 2005. O projeto de constituição da organização se deu por iniciativa de familiares, amigos, ex-alunos e admiradores do professor Paulo Kobayashi, falecido em abril de 2005, após 30 anos de vida pública dedicada a atividades políticas e sociais.

O IPK é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), reconhecida pelo Ministério da Justiça, sem fins lucrativos, e tem como missão ser o elo de integração entre Governo e suas diretrizes, a Iniciativa Privada através de ações de responsabilidade social, em benefício da Sociedade Civil (Terceiro Setor).


Durantes esses 5 anos de atividade, já atendeu mais de 100mil pessoas de 300 entidades beneficentes, realizando projetos sociais nas mais diversas esferas.



Um Mês de oficina de remanufatura gerou 60 computadores aptos para serem usados por ONGs.

Um curso intensivo onde todos puderam ter noções das questões ambientais e a necessidade de remanufaturar ao invés de simplesmente jogar no lixo. Tanto o IPK, quanto os alunos gostaram muito e querem mais cursos deste nível para os próximos meses e acham também muito importante a inclusão digital com a consciência ambiental.


Foram aplicadas noções de:

1. Alertar para a problemática do lixo eletrônico;

2. Promover o desenvolvimento da indústria de reciclagem do lixo eletrônico

3. Promover parcerias para Campanha de Educação Ambiental e para coleta dos micros domésticos;

4. Promover o reuso de equipamentos, aumentando seu tempo de vida e reduzindo a quantidade de lixo eletrônico;

5. Promover a Inclusão Digital através do reuso de microcomputadores;

6. Evitar a contaminação ambiental e a saúde pública devido à disposição incorreta do lixo eletrônico.



Através da realização deste projeto, busca-se melhorar as oportunidades de vida aos jovens de baixa renda. Inserindo-os no mundo da tecnologia da informação e internet. Estimulando a responsabilidade social através do uso da Rede Social Comunitária

O Ofício Social foi criado em 2006 e tem por objetivo realizar parcerias para a viabilização de oficinas com temas de interesse de grupos vulneráveis. Atualmente o projeto tem cerca de 450 oficinas e já atendeu mais de 76 mil paulistanos.


Secretaria Municipal de Participação e Parceria



SMPP lança Edital de chamamento para Organizações Sociais

O presente Edital tem por objetivo realizar o credenciamento de Organizações Não Governamentais, sem fins lucrativos, com comprovada experiência na área, visando ampliar o espectro de abrangência do Programa Ofício Social, através da oferta de oficinas, abertas ao público, ministradas por profissionais, credenciados no Edital de Credenciamento.

O período para entrega das inscrições é entre 18 e 20 de janeiro de 2012, das 10h às 16h no auditório da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, sito à Rua Líbero Badaró, 119, térreo, Centro.

Um comentário:

Jaine disse...

Fiz um curso de computação com o Milton Roberto e aprendi mais do que os outros cursos que fiz, ele abriu minha cabeça, hoje até conserto eu mesmo o meu computador e dos amigos mais próximos. Parabéns.

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?