quarta-feira, 28 de maio de 2014

Adesão das escolas públicas ao Mais Educação pode ser feita até o final deste mês

Adesão das escolas públicas ao Mais Educação pode ser feita até o final deste mês



07/05/2014 14:29

Em 2013, 32 mil escolas com maioria de alunos beneficiados pelo Bolsa Família integraram o programa, que oferece educação em tempo integral com métodos de estudos, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes e inclusão digital

Brasília, 7 – As escolas públicas de todo o país têm até o dia 31 deste mês para aderir ao Programa Mais Educação, estratégia do governo federal para implantar a educação integral, aumentando o tempo de permanência de crianças e jovens nas escolas. No ano passado, 32 mil escolas com maioria de beneficiários do Bolsa Família aderiram ao programa.

De acordo com a coordenadora geral de Controle Social e Ações Complementares do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Juliana Macedo, o objetivo do governo em 2014 é garantir a continuidade da educação integral nas escolas atendidas – que apresentam grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade social – e estimular a adesão de outras 17 mil escolas com o mesmo perfil.


“A adesão é importante para que o poder público possa dar continuidade à implementação da educação integral, de forma que ela se torne uma política pública permanente”, afirmou a coordenadora. Ela lembra que a parceria entre o MDS e o Ministério da Educação permite a integração dos programas Bolsa Família e Mais Educação, além de fortalecer as políticas sociais voltadas para a população de baixa renda. 

Veja aqui a quantidade de escolas que estão sendo mobilizar a aderir por município

Com a educação integral, os estudantes têm acompanhamento pedagógico e participam de atividades complementares que reforçam a aprendizagem. Aulas de educação ambiental, atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura, artes, direitos humanos e inclusão digital são algumas das opções que podem ser oferecidas pelas escolas aos alunos.

Impactos – Para Luciana Santos, coordenadora estadual do Bolsa Família na Bahia, os impactos da educação integral são muito positivos. “Em Salvador, me tocou muito o depoimento de uma mãe, no município de Planaltino [a 300 quilômetros da capital] dizendo que agora ela poderia trabalhar com tranquilidade, pois o filho não precisava mais ficar sozinho em casa. Além disso, ela contou que desempenho escolar do filho melhorou muito, em função do acompanhamento pedagógico.”

Na avaliação dela, a educação em tempo integral transforma a vida dos alunos. “Há um caso interessante na Bahia de um estudante que estava cumprindo medida socioeducativa e, depois de cumprir a pena, se tornou monitor na própria escola, com apoio da diretora”, conta Luciana.

Adesão – Para aderir ao Mais Educação, as escolas públicas devem realizar o cadastramento no Sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Interativo. Os gestores do Bolsa Família nas prefeituras podem contatar as secretarias estaduais ou municipais de educação para garantir que o programa seja implantado nas escolas com maioria de beneficiários do programa de transferência de renda. “Esse contato é importante para sensibilizar os gestores sobre a importância da inclusão de todas as escolas, uma vez que elas têm, em seu público, estudantes em situação de maior vulnerabilidade social”, reforçou Juliana.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?