quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cia. Os Crespos apresenta trilogia de espetáculos na Cidade Tiradentes


Cia. Os Crespos apresenta trilogia de
espetáculos na Cidade Tiradentes

A Cia. Os Crespos finaliza o projeto “Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa”, cujo o foco é investigar através de pesquisa cênica-áudio-visual o impacto da escravidão e as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil,  com uma trilogia de espetáculos que abordam as relações intersubjetivas de desejo e construção de identidade. Entre os dias 30 de maio e 08 de a Cia. apresenta três espetáculos que integram a pesquisa: o aclamado “Além do Ponto”, “Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas” e “Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”. As peças serão apresentadas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Rua Inácio Monteiro, 6.900, Cidade Tiradentes), com ENTRADA FRANCA.
Desde 2013, Os Crespos vem desenvolvendo pesquisas de campo, entrevistas e palestras para com o objetivo de obter material para propor discussão e debate cênico para a construção de uma cena teatral de abordagem racio-social, que articule a experiência existencial do negro a partir de sua afetividade, abordando aspectos como o corpo, alteridade, família, sexo, marginalidade, beleza e valorização.



ALÉM DO PONTO

O aclamado espetáculo da Cia. Os Crespos" Além do Ponto" é o primeiro espetáculo trilogia " Dos Desmanches aos Sonhos", juntamente com as pesquisas sobre mulheres negras e Afro Homo-afetividade. A partir da perspectiva do impacto da escravidão na forma de amar da população brasileira surgiu o argumento da primeira montagem: Um casal em separação tenta entender suas dificuldades de viver e enfrentar o amor.
Indicação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos

Ficha Técnica
Realização: Os Crespos Atores: Sidney Santiago Kuanza, Lucelia Sergio e DJ Dani Nega Dramaturgia : José Fernando de Azevedo e Os Crespos Direção: José Fernando de Azevedo Assistência de Direção: Ricardo Henrique Trilha sonora e execução: DJ Dani Nega Direção de Arte: Antonio Vanfill Iluminação: Mauro Júnior Operação de luz: Agnaldo Nicoleti Contrarregragem: Rogério Aparecido Edição de Vídeo: Mario Matiello
Fotos: Roniel Felipe Assistente de Produção: Guilherme Bezerra Direção de produção: Eneida de Souza

ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS

Considerando questões como relações com o corpo, traumas psicológicos, violência masculina, sexo, sobrevivência e aferição social, o espetáculo é baseado em depoimentos e experiências reais de 55 mulheres negras entrevistadas em 2013 pelo Coletivo. Os depoimentos foram dados por mulheres de diversas camadas sociais e profissões: integrantes do sistema prisional, donas de casa, sambistas, religiosas de matrizes africanas, empresárias, líderes comunitárias, prostitutas, entre outras. A peça propõe dar voz e rever os estereótipos sobre a mulher negra, construindo uma nova relação de alteridade e valorização.
Indicação etária: 12 anos
Duração: 90 minutos
Ficha Técnica
Realização: Os Crespos Elenco: Dani Rocha, Darília Lilbé, Dirce Thomaz, Maria Dirce Couto, Nádia Bittencourt e Dani Nega Direção: Lucelia Sergio Co-direção: Sidney Santiago Kuanza Dramaturgia: Cidinha da Silva Trilha Sonora: DJ Dani Nega Músicas Compostas: Miriam Bezerra Direção de arte, cenários e figurinos: Mayara Mascarenhas Iluminação: Ricardo Silva Orientação teórica: Flavia Rios Preparação vocal  e canto: Silvia Maria Preparação corporal: Luciane Ramos Fotografia: Roniel Felipe e Ana Paula Conceição Designer Gráfico:Rodrigo Kenam Direção de vídeo:  Renata Martins Direção de produção: Eneida de Souza Assistente de produção: Guilherme Funari Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação

CARTAS À MADAME SATÃ OU ME DESESPERO SEM NOTÍCIAS SUAS

O espetáculo parte da pesquisa sobre a homoafetividade de homens negros, sua sociabilidade diante dos estereótipos sexuais de virilidade que cerceiam sua experiência afetiva. A personagem, em tom confessional, mescla a força do gesto com a delicadeza do discurso, buscando a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus. São histórias ou pedaços de histórias que ganham vida na pele da personagem (Sidney Santiago), que é um ator, e que portanto pode viver muitas vidas. Ele se corresponde com a figura mítica de Madame Satã, através dessas histórias, ao mesmo tempo que constrói imagens e discursos sobre elas.
Indicação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos


Ficha técnica

Direção: Lucélia Sergio Ator criador: Sidney Santiago Kuanza Dramaturgia: José Fernando de Azevedo Direção de arte: Antonio Vanfill Trilha Sonora: Dani Nega Direção de Vídeo: Renata Martins Preparação Vocal: Frederico Santiago Preparação Corporal: Janette Santiago Direção de Produção: Eneida de Souza Assistente de Produção: Guilherme Funari Atores colaboradores: Vitor Bassi e Luís Navarro Operador de luz: Aguinaldo Nicoleti

Serviço

·        Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Temporada: 30 e  31 de maio e dias 6, 7 e 8 de junho


Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900, Cidade Tiradentes, Fone: (11) 2555-2810 Capacidade: 70 lugares. Ingressos: GRATUITO Acessibilidade: tem acesso a deficientes.

Além do Ponto – 30 de maio e Dia 06 de junho, sexta-feira, às 20h30

Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas – 31 de maio e Dia 07 de junho, às 20h


Cartas à Madame Satã ou me Desespero sem Notícias Suas – Dias 1 e 08 de junho, domingo, às 19h

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?