terça-feira, 5 de maio de 2009

Fiéis são alertados contra ataque de morcegos

O “monte sagrado”, como é conhecido por fiéis de várias religiões, localizado na Área de Proteção Ambiental, em Cidade Tiradentes – se transformou em moradia de morcegos hematófagos, e consequentemente, as pessoas que lá freqüentam estão expostas a um perigoso risco a saúde: mordidas de morcegos.  

 

Sendo assim, a Subprefeitura Cidade Tiradentes, por meio da Supervisão Técnica de Saúde vem realizando várias reuniões com os representantes das igrejas para adotar medidas preventivas destinadas aos fiéis que praticam o ato de adoração a Deus no local. Outra questão é alertá- los para que não frequentem a mata a noite, uma vez que estão expostos aos ataques dos morcegos e, possivelmente, podem contrair a doença da raiva.

 

Entre outras ações preventivas, já estão definidas: confecção de cartaz, faixa, folder com linguagem peculiar do povo evangélico e a realização de palestras de conscientização nas igrejas sobre o risco de saúde.

 

Perigo da doença

 

O médico sanitarista Naomi Kanashiro, da Suvis de São Mateus, informou que um caso de raiva em São Paulo , pode ser considerado calamidade pública, já que há mais de 30 anos não se tem nenhum registro desta doença na cidade. Kanashiro alertou sobre o perigo de frequentar lugares em que existem morcegos, pois os sintomas não aparecem na hora da mordida. Por isso, assim que for mordido, é preciso tomar uma vacina e soro contra raiva.   “Não se deve esperar os sintomas aparecerem para depois tomar os cuidados necessários”.

 

Sintomas

Ø       Desequilíbrio de comportamento;

 

Ø       Confusão mental;

 

Ø       Salivação, baba, agitação motora;

 

Ø       Paralisação dos músculos respiratórios. 

 

Segundo Kanashiro, além desses sintomas levarem muito tempo para se manifestarem, quando eles surgem no corpo humano, é porque a pessoa está completamente infectada com a raiva. O médico também confirmou que 100% das pessoas que sentem os sintomas tendem a falecer. 

 

Preocupado com a transmissão da doença, o sanitarista Sylvio Cesar Rocco da Supervisão de Vigilância Sanitária - Suvis/Zoonoses - Cidade Tiradentes, se dispõe a colaborar com os pastores das igrejas, fornecendo material informativo de prevenção e ministrando palestras.

 

Depoimento

A pastora Sônia Faria, 47, da igreja Pentecostal Lacuna de Deus em Cristo que freqüenta a mata da APA há um ano, desconhecia sobre as mordidas de morcegos e assustou-se ao saber do risco que ela e seus membros estavam correndo ao freqüentarem o lugar à noite. Declarou que além de alertar os membros da igreja sobre o excesso de morcegos existentes no local, irá remanejar os fiéis para um lugar mais seguro.  Conforme ela, cerca de 5 mil pessoas frequentam a mata, inclusive evangélicos de outros bairros.

 

Próxima Reunião:

Data: 15 de maio de 2009

Horário: 20:00 horas

Local: Igreja Comunidade Renovo

Endereço: Rua Nascer do Sol, 56 – Cidade Tiradentes

 

Rosangela de Paula

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Subprefeitura Cidade Tiradentes

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?