domingo, 17 de maio de 2009

Garimpando na NET 2

Hoje não deu para escrever muita coisa. É que passei o dia inteiro longe daqui: em Cidade Tiradentes, bairro popular a 50 km do centro de São Paulo. Quando você chega no fim da avenida Aricanduva, a coisa ainda está começando.

 

Fui até lá a convite de um cineasta, que pensa em usar o bairro como locação de seu próximo filme. Em tese, seria um lugar ideal para cenas de assaltos, histórias de bebedeira, casos de estupro e tiroteio.

 

Não era nada do que eu pensava. Um morador disse que a violência lá diminuiu muito nos últimos anos. Não vi as estatísticas. Mas o que vi me surpreendeu.

 

São blocos e mais blocos de prédios de cinco andares, como uma espécie de Brasília dos pobres, sob um céu limpo (há uma serra por perto). Da janela do apartamentinho em que entrei, a vista era um bosque de eucaliptos. As ruas são muito largas e asfaltadas, com crianças brincando no meio-fio. Vi dois campos de futebol, do alto de uma pracinha onde há play ground. Um CEU e uma espécie de oficina-fábrica para aprendizes adolescentes são as construções mais importantes do lugar. Além de um vasto e luxuoso, para os padrões locais, templo da Igreja Universal.

 

Há favelas e auto-construções, nas partes mais baixas do bairro (cuja topografia é acidentada, mas nada inóspita). Vi também vacas e mesmo um homem a cavalo, como se já não estivesse em São Paulo.

 

De estranho, o seguinte: a porta de cada apartamento é protegida por um portão de ferro, trancado a cadeado, como se desse para a rua. É que os prédios, evidentemente, não têm porteiros nem guaritas.

 

Incluo aqui três fotos do local: além do panorama do bairro, acima, a foto de uma vendinha, como todas ali, enquistada na parede, ao lado de uma vegetação ainda selvagem; e, por fim, uma cena de rua.

veja no link:

http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br/arch2006-06-04_2006-06-10.html

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?