sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Prefeitura oferece software gratuito para acessibilidade na Internet


O eSSENTIAL Accessibility™, app desenvolvido pela empresa canadense com o mesmo nome, poderá ser baixado gratuitamente na página da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED) - www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia. O app é uma tecnologia assistiva inovadora e facilita a navegação de pessoas com deficiência física e visual na internet. O lançamento aconteceu hoje à tarde na sede da Prefeitura, com as presenças do prefeito Fernando Haddad, da secretária da SMPED Marianne Pinotti, do presidente da eSSENTIAL Accessibility™ , Simon Dermer, e do Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue.


A tecnologia assistiva é um app para computadores pessoais que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, usar o teclado ou ler na tela. Na prática, funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, como por exemplo, o que permite controlar o cursor com movimentos do rosto, comandos de voz, leitor de página, zoom em texto e imagem, teclado na tela, além de outras alternativas para mouse. Pessoas com dificuldades de movimentação, deficiência visual moderada, dislexia, iliteracia e outros problemas que dificultam a leitura podem ser beneficiadas. E, uma vez feito o download em um computador, pode ser usado sem custo em qualquer outro site.

Empresas e instituições de ensino já disponibilizam o eSSENTIAL Accessibility™, mas a Secretariada Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo será o primeiro órgão governamental do País a oferecê-lo em seu site.


“Quando pensamos em acessibilidade, o que geralmente nos vêm à mente são as barreiras arquitetônicas, como a falta de rampas para pessoas em 
cadeira de rodas. Mas o conceito é muito mais amplo e inclui também adaptações necessárias para que todos tenham acesso ao conteúdo disponibilizado na internet, assim como em outras fontes de informação, de serviços e de comunicação. E a Prefeitura de São Paulo, com apoio da eSSENTIAL Accessibility,assume o compromisso de oferecer à população com deficiência uma ferramenta que proporciona autonomia no acesso à rede mundial de computadores ”, comenta a secretária Marianne Pinotti.

De acordo com o último Censo do IBGE, divulgado em 2010, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa mais de um quarto da população. Somente a cidade de São Paulo possui 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência,das quais 810 mil em situações mais severas.

Serviço: Lançamento do eSSENTIAL AccessibilityTM no site da SMPED

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?