segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brasil - 1.353.820 de "ABESTADOS"

É isso o que deu o Governo não investir em educação.
O Chalita mostra que 1/3 da população pensa.


Deputado Federal

Candidato     Nº de votos
TIRIRICA - PR - 1.353.820
eleito
GABRIEL CHALITA - PSB - 560.022
eleito
BRUNA FURLAN - PSDB - 270.661
eleito

Votos na legenda  Nº de votos

PT - 909.448
PSDB - 847.239
PV - 438.831
apuração completa

Deputado Estadual

Candidato Nº de votos

BRUNO COVAS PSDB 239.150

PAULO ALEXANDRE BARBOSA PSDB 215.061

FERNANDO CAPEZ PSDB 214.592

Votos na legenda
PT 1.105.523
PSDB 1.006.700
PV 581.274
apuração completa

a seguir reportagem de O ESTADO sobre Tiririca

O palhaço que virou campeão de votos




Com quase 1,4 milhão de votos, o palhaço Tiririca, ou Francisco Everardo Oliveira Silva, do PR, tornou-se o deputado federal mais votado das eleições de ontem. Ao todo, Tiririca teve mais que o dobro de eleitores que o segundo colocado em São Paulo, Gabriel Chalita (PSB), e deve arrastar vários candidatos de sua coligação à Câmara dos Deputados.
Orientado pelo PR a evitar expor sua imagem antes da votação, o candidato tentou, inutilmente, driblar o assédio da imprensa. Tiririca, ou Francisco, chegou às 8h54 em sua zona eleitoral, Universidade Paulista (Unip) da Aclimação, em meio a um tumulto de câmeras, gravadores e microfones de jornalistas. Ele estava acompanhado de seu filho Everson Tirulipa, sua mulher, Nana Magalhães, e seu produtor, Joãozito.
A busca por discrição fez o humorista trocar o característico bonezinho colorido, a peruca loura e as roupas espalhafatosas por uma camiseta azul e calça jeans. Tiririca disse a jornalistas que é "humilde", garantiu que sabia ler - na sexta-feira o Ministério Público voltou a pedir a cassação de sua candidatura, sob alegação de que o Francisco é analfabeto - e avisou que só falaria como deputado depois de todos os votos serem apurados.
Morte anunciada. Questionado sobre suas "propostas concretas", caçoou: "De concreto, só o cimento."
Ontem, um boato sobre a morte de Tiririca correu redes sociais da internet. "Eu morriiiiiii", disse o candidato enquanto deixava a Unip, 12 minutos após entrar na universidade. "Canta, Florentina, canta!", pediam os que cercavam Tiririca, em referência à música que tornou famoso o palhaço de circo. E Tiririca cantou. Em seguida, sua assessora de imprensa colocou-o em um carro e os dois foram embora.
Tirulipa garantiu que seu pai estudou até a "2.ª ou 3.ª série". A mulher de Tiririca falou que as denúncias sobre o analfabetismo do marido eram "inveja da oposição" e Joãozito anunciou um DVD para os próximos meses.
Após a votação Tiririca foi a um flat, no bairro dos Jardins. "Eu preciso descansar. Estou muito esperançoso. Mas não quero comemorar antes da hora. Preciso mesmo descansar, vou viajar ainda hoje. Vou pra Fortaleza ver a família", disse o humorista eleito deputado.
Seguranças e recepcionistas do flat disseram que Tiririca é um hóspede discreto, que pouco sai de casa e quase não conversa com ninguém. Segundo vizinhos, o artista mora na cobertura.
Às 18h20, a reportagem ligou para o produtor de Tiririca, Joãozito, e informou que, àquela altura, o candidato já havia alcançado 200 mil votos. "Estamos chegando no aeroporto. A última vez que a gente viu no site, ele tinha 60 mil votos. Me ligue depois", respondeu Joãozito.
O segundo telefonema foi feito 20 minutos depois, quando Tiririca ultrapassou os 500 mil votos. "Olha, o Tiririca está muito ‘adrenalinado’ (sic). Ele não está acreditando", comemora o produtor.
Gilberto Amendola

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?