quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Claudia Canto, em um gole! NESTE Sábado na Cidade Tiradentes

Claudia Canto, em um gole!


Venha conhecer Claudia Canto e outros autores DFrente Pro Matagal.


Rua Dinah G. Brandão (próximo ao Parque da Consciência Negra)

dia 30 de outubro a partir das 20 horas.(com caldinho de feijão) 
apoio:
Jornal Cidade Tiradentes, MultiColor Interatividade 



              Nasci na periferia de SP. Mérito ou Demérito?

            Que tirem vocês suas próprias conclusões. Quanto a mim, nada deixei de conseguir, nem tampouco perdi.

A periferia me deu sustentáculo para driblar grandes problemas, acho que criei mais resistência, fiquei mais “malandra” sei lá!
Em momentos de perigo, nas ruas de Sampa, algumas amigas do “lado de lá” me diziam:-Aí, Clau, ainda bem, que você sabe se sair, nestas situações.O que significava dizer: ainda bem que você conhece a gíria deles.
A base que a periferia me deu, escola alguma me dará. Clichê? Pode até ser, mas a verdade é esta. Só sendo muito malandra, para viajar [pela] Europa com 500 euros no bolso, sem rumo, conseguir me virar, e ainda voltar com o sonho realizado, ou seja, tornar-me uma escritora. Com o tempo, a periferia deixou de ser minha rota diária, mas a minha essência, mantive, mantenho...
Conheci alguns países e desta forma pude comparar melhor as coisas boas, e ruins. O que antes me incomodava, passou a ser fator comum, e o que me agradava passou a ser secundário... Era o tal amadurecimento, que só as viagens, os livros e as pessoas interessantes são capazes de proporcionar...
Na minha primeira viagem para a Europa, fiquei praticamente em cárcere privado, trabalhando em uma mansão em Lisboa, como empregada doméstica.
Foram os momentos mais tortuosos da minha vida; privação da liberdade, é uma das coisas mais ruins que pode acontecer ao ser humano. Fiquei em cárcere, por quase um ano!Tive sim, a opção de ter me tornado uma Prostituta, mas descobri que para tal, o talento é primordial, e me falta este recurso, felizmente, ou infelizmente. Há de se verificar!
Não me tornei uma prostituta, mas sim escritora, e foi nesta ocasião que nasceu meu primeiro filho/livro:MORTE ÀS VASSOURAS - DIÁRIO DE UMA JORNALISTA Q SE TORNOU EMPREGADA DOMÉSTICA EM PORTUGAL.
Um livro polêmico, que me trouxe novas diretrizes e um novo caminho a seguir...Daí para o segundo não foi difícil, já que respirava literatura, e passei a acreditar que tudo podia, desde que acreditasse e buscasse incansavelmente.
Mas este incansavelmente, às vezes cansa, e só tendo ao lado pessoas que acreditam em você, que é possível reunir forças para continuar a cada atropelo.
Meu segundo filho/livro, chama-se BEM VINDO AO MUNDO DOS RAROS CONTOS E CRÔNICAS DE UMA PSIQUIATRIA.
Experiência vivida dentro de uma psiquiatria, onde trabalhei por 2 anos, e de lá saí muito mais humana, e por incrível que pareça menos insana, pois pude ver o que é a verdadeira loucura.Uma patologia rodeada de preconceitos e muito, mas muito cruel.
Os pacientes na maioria tornaram-se meus amigos, e achei que deveria fazer algo.Hoje ministro palestras sobre o tema gratuitamente.
 A cada nova pessoa, um novo testemunho, a cada novo país visitado, novas culturas absorvidas. Sou de fato, uma mulher privilegiada, mas muitas vezes confesso que não dou muita sorte, principalmente com os homens machistas, e foi pensando neles, que escrevi:Mulher Moderna Tem Cúmplice, onde abordo outro tema polêmico: violência contra as mulheres.
E agora Cidade Tiradentes de Menina a Mulher, uma abordagem liríca do maior complexo habitacional da américa latina
Acho que com estes “goles”, poderão conhecer um pouco mais a minha literatura.

Claudia CANTO
011 9881 1451

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?