quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


No inicio dos anos 80 iniciou-se a formação do bairro com a chegada dos primeiros moradores. O grande desafio era como as pessoas se deslocariam, pois o governo da época não estava preocupado de que forma as pessoas iriam se locomover, como seria a acessibilidade aos equipamentos públicos como escolas, creches, postos de saúde, etc.
O único meio de transporte existente eram os caminhões de mudança, e uma única linha de ônibus saindo da Cidade Tiradentes até a baixada do Glicério.
Com a chegada da CMTC. A população passou a ter outras opções para o deslocamento diário.

Foto trem de Guaianases até Cidade Tiradentes(COHAB)

Hoje com uma população estimada pela média de 435.648 mil habitante, * Segundo o IBGE, a locomoção da maioria das pessoas é feita por viagens motorizadas e em transporte coletivo, numa estimativa de 180 mil passageiros transportados/dia.
Apesar das obras do Monotrilho, e das tentativas do governo em melhoria na circulação dos ônibus, os usuários do transporte público da Cidade Tiradentes continuam enfrentando inúmeros problemas para se locomover.
A superlotação nos Ônibus, Metrô e Trens são constantes. Os usuários se apertam para embarcar ao seu destino enfrentando com isso, longos períodos de desconforto.

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Link da foto: Metrô de São Paulo: as razões do caos


O PSDB de São Paulo, ao longo dos 20 anos de seu governo nunca se preocupou em investir em transporte de alta capacidade para a região. Certamente com a chegada da copa do mundo a luta por metrô até a Cidade Tiradentes foi suprimida.

FOTO: MONOTRILHO DE OSAKA JAPÃO

Apresentou-se o monotrilho, Cidade Tiradentes a Vila Prudente, vendendo a idéia para os paulistanos que isso é Metrô extensão da linha 02, colocado para os moradores como a solução definitiva de transporte de massa e locomoção.

Vamos deixar bem claro, monotrilho não é metrô. É um ônibus parecido com um trem em cima de uma ferrovia constituída por um único trilho, diferentes das ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos.
FOTO: divulgação.

Se observarmos, que o traçado da linha 02 verde além de não atender a demanda também provoca a exclusão dos passageiros que atualmente usam a linha 03 vermelha. Com isso passa a idéia de assegurar a qualquer custo, a mobilidade dos turistas e torcedores que irão participar dos jogos da copa do mundo.

A militância do Partido dos trabalhadores através do setorial de transporte se organizou,  fez o debate com o governo do Estado, em diversas audiências públicas e conseguiu uma vitória importante, que foi a modificação do projeto original, a capacidade de transportar passageiros que era de 17.000 passageiros p/h sentido, não atendia a demanda. Com os debates o projeto original foi melhorado e ampliaram a capacidade
 para 40.000 passageiros p/h sentido. Anunciou também a construção de barreiras acústicas, melhoria da acessibilidade com a inclusão de elevador e rampa de acesso, construção e implantação de ciclovias em toda extensão do monotrilho.
Considerando que a região está totalmente adensada, o viário saturado, é que precisamos construir alternativas que melhorem a mobilidade da nossa população.

Av. Ragueb Chohfi, Avenida dos Metalúrgicos, Nascer do Sol, Souza Ramos, José Higino Neves, Miguel Achiole da Fonseca, Inácio Monteiro, Luis Mateus e Estrada da Passagem Funda, todas com trânsito saturado.

Para atender a demanda atual, defendemos a implantação de carros com maior capacidade de transportar passageiros, e a construção de corredores segregados.
As linhas existentes hoje são operadas por empresas privadas, sob a gestão da São Paulo Transporte S.A. - Sptrans.
O sistema é operado pelo consórcio, leste IV e Transcooper, sistema de cooperativa, responsáveis pela operação das linhas existentes.

                           PROPOSTAS DO SETORIAL DO DZ CID. TIRADENTES:
Na tentativa de equacionar o mais breve possível à questão da mobilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em nossa região é que o setorial de transporte do DZ Cidade Tiradentes apresenta o diagnostico dos problemas com transporte e viário, e entregamos ao Sr. Fernando Haddad para apreciação e possível inclusão no programa de governo.

DAS PROPOSTAS na área de transporte.
a) Construção de um viaduto ligando a Avenida Inácio Monteiro, com a Avenida Luis Mateus, dando fluidez ao trânsito daquela região.
b) Construir ciclovias e faixas compartilhadas, em grandes avenidas e nos bairros onde passam o  monotrilho.
e) Criar plano de metas para a implantação da frota ecológica.
d) Duplicação da Avenida Ragueb Chohffi.
f) Implantação do trem de Guaianases até a Cidade Tiradentes. (Extensão)
g) Instalar em todos os carros sobre pneus o ar condicionado para conforto dos usuários.


Veja a Cidade Tiradentes no Google Maps  em:

* http://www.ibge.gov.br/home/



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Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?