quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cidade Tiradentes. O Pior transporte Público de São Paulo.

27944


A cidade de São Paulo tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes. Se incluirmos os municípios vizinhos, chegaremos a quase 17 milhões de pessoas. Na região metropolitana, cerca de 55% das viagens motorizadas são feitas em transporte coletivo, num total de 6 milhões de passageiros transportados por dia útil.
Para atender a essa demanda, todas as linhas de ônibus são operadas por empresas privadas, sob a gestão da São Paulo Transporte S.A. - SPTrans. O sistema é operado por 16 consórcios, formados por empresas e cooperativas, responsáveis pela operação de 15 mil veículos em mais de 1.300 linhas.
Além dos coletivos sob a gestão da SPTrans, a cidade de São Paulo é servida pela Companhia do Metropolitano e pela CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, controladas pelo Governo Estadual, que transportam juntas cerca de 3,5 milhões de passageiros/dia.
Para ligar São Paulo às demais regiões da cidade, o sistema metropolitano de ônibus, sob responsabilidade da EMTU, também subordinado ao Governo Estadual, que oferece uma extensa rede de linhas operadas por empresas privadas, um corredor intermunicipal em faixa segregada com linhas-tronco de ônibus a diesel e trólebus, além de um serviço rodoviário especial, que atende ao Aeroporto Internacional.
É importante que haja aceleração na condução de políticas de transporte, uma cidade como São Paulo não pode seus munícipes ficar refém de uma política só para automóveis hoje dia 15/06/2012 foi registrado na cidade 180 Km de congestionamento isso porque a CET só reconhece como medição as avenidas do centro expandido e algumas regiões da zona sul. Não validando assim o transito intenso e carregado da saturada Avenida Ragueb Chohfi e Estrada do Pêssego.

Carlos Vieira
Setorial de transporte 




No inicio dos anos 80 iniciou-se a formação do bairro com a chegada dos primeiros moradores. O grande desafio era como as pessoas se deslocariam, pois o governo da época não estava preocupado de que forma as pessoas iriam se locomover, como seria a acessibilidade aos equipamentos públicos como escolas, creches, postos de saúde, etc.
O único meio de transporte existente eram os caminhões de mudança, e uma única linha de ônibus saindo da Cidade Tiradentes até a baixada do Glicério.
Com a chegada da CMTC. A população passou a ter outras opções para o deslocamento diário.
Foto trem de Guaianases até Cidade Tiradentes(COHAB)

Hoje com uma população estimada pela média de 400.000 mil habitantes, a locomoção da maioria das pessoas são feitas por viagens motorizadas e em transporte coletivo, numa estimativa de 30.000 passageiros transportados por dia.
Apesar das obras do Monotrilho, e das promessas do governo Kassab em melhoria na circulação dos ônibus, os usuários do transporte público da Cidade Tiradentes continuam enfrentando inúmeros problemas para se locomover.
A superlotação nos Ônibus, Metrô e Trens são constantes. Os usuários se apertam para embarcar ao seu destino enfrentando com isso, longos períodos de desconforto.

.
Link da foto: Metrô de São Paulo: as razões do caos


O PSDB de São Paulo, ao longo dos 20 anos de seu governo nunca se preocupou em investir em transporte de alta capacidade para a região. Certamente com a chegada da copa do mundo a luta por metrô até a Cidade Tiradentes foi suprimida.

FOTO: MONOTRILHO DE OSAKA JAPÃO

Apresentou-se o monotrilho, Cidade Tiradentes a Vila Prudente, vendendo a idéia para os paulistanos que isso é Metrô extensão da linha 02, colocado para os moradores como a solução definitiva de transporte de massa e locomoção.

Vamos deixar bem claro, monotrilho não é metrô. É um ônibus parecido com um trem em cima de uma ferrovia constituída por um único trilho, diferentes das ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos.
FOTO: divulgação.

Se observarmos, que o traçado da linha 02 verde além de não atender a demanda também provoca a exclusão dos passageiros que atualmente usam a linha 03 vermelha. Com isso passa a idéia de assegurar a qualquer custo, a mobilidade dos turistas e torcedores que irão participar dos jogos da copa do mundo.

A militância do Partido dos trabalhadores através do setorial de transporte se organizou,  fez o debate com o governo do Estado, em diversas audiências públicas e conseguiu uma vitória importante, que foi a modificação do projeto original, a capacidade de transportar passageiros que era de 17.000 passageiros p/h sentido, não atendia a demanda. Com os debates o projeto original foi melhorado e ampliaram a capacidade
 para 40.000 passageiros p/h sentido. Anunciou também a construção de barreiras acústicas, melhoria da acessibilidade com a inclusão de elevador e rampa de acesso, construção e implantação de ciclovias em toda extensão do monotrilho.
Considerando que a região está totalmente adensada, o viário saturado, é que precisamos construir alternativas que melhorem a mobilidade da nossa população.

Av. Ragueb Chohfi, Avenida dos Metalúrgicos, Nascer do Sol, Souza Ramos, José Higino Neves, Miguel Achiole da Fonseca, Inácio Monteiro, Luis Mateus e Estrada da Passagem Funda, todas com trânsito saturado.

Para atender a demanda atual, defendemos a implantação de carros com maior capacidade de transportar passageiros, e a construção de corredores segregados.
As linhas existentes hoje são operadas por empresas privadas, sob a gestão da São Paulo Transporte S.A. - Sptrans.
O sistema é operado pelo consórcio, leste IV e Transcooper, sistema de cooperativa, responsáveis pela operação das linhas existentes.

                           PROPOSTAS DO SETORIAL DO DZ CID. TIRADENTES:
Na tentativa de equacionar o mais breve possível à questão da mobilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em nossa região é que o setorial de transporte do DZ Cidade Tiradentes apresenta o diagnostico dos problemas com transporte e viário, e entregamos ao Sr. Fernando Haddad para apreciação e possível inclusão no programa de governo.

DAS PROPOSTAS na área de transporte.
a) Construção de um viaduto ligando a Avenida Inácio Monteiro, com a Avenida Luis Mateus, dando fluidez ao trânsito daquela região.
b) Construir ciclovias e faixas compartilhadas, em grandes avenidas e nos bairros onde passam o  monotrilho.
c) Ampliar e fortalecer o beneficio do bilhete único para toda região metropolitana.
d) Construir corredores de ônibus segregados, com semáforo inteligente. 
e) Criar plano de metas para a implantação da frota ecológica.
d) Duplicação da Avenida Ragueb Chohffi.
f) Implantação do trem de Guaianases até a Cidade Tiradentes. (Extensão)
g) Instalar em todos os carros sobre pneus o ar condicionado para conforto dos usuários.


Veja a Cidade Tiradentes no Google Maps  em:



Governo de SP obtém financiamento com BNDES para Metrô e Monotrilho.


COMENTE

SÃO PAULO, 20 Jun (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de São Paulo assinaram contratos para financiamento de 1,47 bilhão de reais que serão destinados à expansão da Linha 2-Verde do metrô, por meio do monotrilho, e modernização e reconstrução de estações da Linha 8-Diamante do trem.


O contrato de financiamento de 922 milhões de reais prevê a expansão da Linha 2 - Verde no sentido leste, ligando a estação Vila Prudente à estação Hospital Cidade Tiradentes por meio do sistema monotrilho. Serão acrescentados 24,5 quilômetros à rede do metrô por meio do sistema monotrilho em vias elevadas.


Já o contrato da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no montante de 550 milhões de reais, será destinado à modernização e reconstrução de 13 das 20 estações da Linha 8 - Diamante, no trecho entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, informou o BNDES.


(Por Anna Flávia Rochas)


http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/06/20/governo-de-sp-obtem-financiamento-com-bndes-para-metro-trem.jhtm



Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?