terça-feira, 23 de outubro de 2012

Falta de leitos deixa paciente em média sete dias internado em PS em Cidade Tiradentes



Falta de leitos deixa paciente em média sete dias internado em PS
Pacientes ficam internados 7,4 dias em média no pronto-socorro do Hospital Municipal Cidade Tiradentes (zona leste), onde deveriam permanecer por, no máximo, 24 horas, como recomenda o Ministério da Saúde. É o que diz relatório do TCM (Tribunal de Contas do Município).


A informação consta de documento, divulgado no dia 2 agosto 12, em que o órgão aprova as contas de 2011 da gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Nele, o TCM recomenda "a ampliação de leitos na região".


Inaugurado há cinco anos, o hospital é gerenciado pela OSS (Organização Social de Saúde) Santa Marcelina.


"Isso ocorre porque há poucos leitos na cidade. Na prática, esse paciente que fica no pronto-socorro fecha a vaga de alguém que está precisando", diz o promotor Arthur Pinto Filho.


Segundo Mauricio Faria, conselheiro do TCM, a auditoria verificou que há uma situação de "hospitalização informal".


"A solução é haver um sistema de regulação que faça com que esses pacientes sejam encaminhados para leitos que deveriam existir na região", diz.


Faria afirma que a recomendação do TCM não tem força de decisão judicial, e sim um caráter de orientação.

Almeida Rocha/Folhapress

Pacientes e familiares no pronto-socorro do Hospital Cidade Tiradentes, na zona leste de SP

09/08/2012

Falta de leitos deixa paciente internado em pronto-socorro


Léo Arcoverde e Rafael Italiani
do Agora


Pacientes ficam internados 7,4 dias em média no pronto-socorro do Hospital Municipal Cidade Tiradentes (zona leste), onde deveriam permanecer por, no máximo, 24 horas --como recomenda o Ministério da Saúde.

É o que diz relatório do TCM (Tribunal de Contas do Município).

A informação consta do documento, divulgado no dia 2, em que o órgão aprova as contas de 2011 da gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD).


Nele, o TCM recomenda que a permanência dos pacientes no pronto-socorro de Cidade Tiradentes não exceda 24 horas "com a ampliação de leitos na região".


Inaugurado há cinco anos, o hospital é gerenciado pela OSS (Organização Social de Saúde) Santa Marcelina.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde disse que o Hospital Municipal Cidade Tiradentes criou, no início deste ano, um setor para gerenciar e leitos e, assim, ajudar a diminuir a média de permanência dos pacientes no pronto-socorro.


Segundo a pasta, o hospital passou a ter acesso a um sistema de solicitação de exames e avaliações, que reduziu o tempo de internação dos pacientes.

De acordo com a pasta, o TCM informou errado em seu relatório que a média de internação foi de 7,4 dias. O número correto, diz, é 4,7 dias. A reportagem, porém, teve acesso ao documento, que indica 7,4. A Santa Marcelina não se pronunciou.


A pasta disse que o primo de Juliana Gonçalves de Sousa está com infecção urinária, recebendo o tratamento para o quadro na enfermaria.


Segundo a secretaria, o pai de Letícia Teles dos Santos tem problema cardíaco e continua internado por falha no marca-passo.(LA e RI)
Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quinta, 9 de agosto, nas bancas

Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?